Mercado

Qual o desafio de uma população rural em queda?

A tendência mundial é que a população se torne cada vez mais urbana e, por consequência, a população rural diminua cada vez mais.

Esse assunto de uma população rural em queda foi inclusive apresentado no Farmnews, que destacou os desafios da produtividade para a segurança alimentar uma população cada vez mais urbana e exigente em termos de qualidade (clique aqui).

E a população rural tem vencido esse desafio de produzir mais e suprir uma sociedade cada vez mais urbanizada, com alimentos e outras matérias primas fundamentais para a vida nas cidades.

Um exemplo dos ganhos de produtividade vem da soja (clique), milho (clique aqui) e carne bovina (clique aqui), por exemplo. Aliás, o Brasil é referência mundial quando o assunto é ganho em produtividade nos últimos anos (clique aqui).

Mas a questão principal aqui não é dos ganhos em tecnologia e sim, do abismo cultural que tem sido criado entre a população rural e a população urbana.

E esse problema não é restrito ao Brasil. É global. Nos Estados Unidos por exemplo, o país tem 19% da população rural e 81% da população urbana.

Essa falta de conhecimento da população urbana sobre o agronegócio causa sérios problemas de imagem, que afetam e muito a população rural.

O problema não é apenas destacarmos a importância do campo para a sociedade urbanizada, que consome alimentos, roupas e muito mais, mas, como isso é feito por lá.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

A falta de conhecimento da sociedade moderna em relação ao campo faz com que ocorram fatos como o suspensão da exportação de carne bovina do Brasil (clique aqui) e Operação Carne Fraca (clique aqui). Isso apenas para destacar exemplos recentes.

A sociedade urbana talvez desconheça que a pecuária nacional é sustentável (clique aqui), a população rural atualmente é uma das que mais contribuem para preservar o meio-ambiente (clique aqui) e também conheça os dados da importância do agronegócio para a economia nacional (clique aqui).

O Farmnews destacou a importância da educação, nas escolas, para que as novas gerações passem a conhecer o agronegócio. Isso porque toda criança brasileira deveria aprender, na escola, que seu país ocupa posição de destaque em questões vitais para o futuro da humanidade: meio ambiente e segurança alimentar (clique aqui).

Esse é um dos desafios de uma população rural em declínio mundo afora, o de buscarmos soluções para ao menos as crianças saibam, de fato, o que é o agronegócio e como as coisas funcionam por lá!

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo