produção animal

Impacto da produção animal no meio ambiente. O que sabemos?

O Farmnews destaca o artigo de Amanda Radke que discute o impacto da produção animal no meio ambiente.

É desse tipo de esclarecimento que necessitamos e por isso compartilhamos com nossos leitores. Vale a pena conferir!

Há mais de uma década, Amanda, enquanto estudante de jornalismo na Universidade de Dakota do Sul, foi pela primeira vez confrontada pela percepção do consumidor de que a produção animal estava destruindo o planeta.

E foi justamente o professor dela quem fez tal afirmação. Obviamente que o tal professor não era ligado ao campo ou a produção animal e sequer tinha alguma experiência que pudesse validar tal afirmação.

De qualquer modo, Amanda que também não era pecuarista ou ligada a pecuária, foi estudar o assunto para preparar um debate com seu professor.

E Amanda teve a constatação de já imaginava: e ela usa o termo que os pecuaristas “servem a terra”, como mordomos e que os produtores de carne de hoje usam menos recursos para produzir mais carne, quando comparados aos métodos de produção da década de 1970. E é isso que os torna sustentáveis, de acordo com Amanda.

O tal comentário do professor que iniciou toda a discussão em sala de aula foi baseado no relatório das Nações Unidas de 2006, “Livestock Long Shadow”, que fez a afirmação imprecisa de que 18% dos gases do efeito estufa globais são causados ​​pela produção animal.

O fato é que todo o setor pecuário foi atormentado por esta informação falsa desde então, apesar de haver inúmeras pesquisas e informações divulgadas posterior a 2006 que contradizem aqueles dados.

De acordo com Elsevier, por exemplo, uma das mais conceituadas revistas científicas do mundo “Um novo estudo na Segurança Alimentar Global descobriu que os animais produzem menos gases do que os apresentados em estudos anteriores”. E ainda destacam que certos sistemas de produção contribuem diretamente para a segurança alimentar global porque produzem nutrientes mais valiosos para os seres humanos, como as proteínas.

Pois é, a realidade da produção animal hoje é outra e precisamos divulgar isso claramente.

Vamos fazendo nossa parte e apresentando as informações de pesquisa e estudos que mostram a importância da produção animal, não apenas para a questão da segurança alimentar, mas, para as do meio ambiente também.

E por falar em meio ambiente, temos destacado que os produtores rurais estão preservando mais o meio ambiente (clique aqui e saiba mais).

Vale lembrar que do território nacional, 58% dele é coberto por florestas (417 milhões de hectares) e cerca de 31% refere-se a área de produção pecuária, ou seja, pastagens (algo próximo a 220 milhões de hectares). No caso da agricultura anual, a área utilizada é de apenas 6% do território do Brasil (47 milhões de hectares). Clique aqui para acessar esse artigo completo!

Adaptado de Beef Magazine

O Farmnews é o canal de notícias da Farmlogics!

Impacto da produção animal no meio ambiente. O que sabemos? was last modified: by

Zootecnista, colaborador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!