produção de alimentos e a fome

Produção de alimentos e a fome no mundo. Como esta essa relação?

O Farmnews apresenta números importantes sobre o comportamento da fome no mundo. Falamos muito do agronegócio e sua importância na geração de riqueza e emprego, mas e com relação ao resultado final de nosso trabalho, o de alimentar as pessoas, temos conseguido? Vamos falar da relação entre a produção de alimentos e a fome no mundo.

Fomos atrás de alguns dados da FAO para ilustrar a evolução da fome no mundo nos últimos 15 anos (Figura abaixo).

 

Fonte: Dados da FAO (adaptado por Farmnews)

Fonte: Dados da FAO (adaptado por Farmnews)

 

Nos últimos 15 anos o número de pessoas desnutridas no mundo caiu cerca de 20%, de 1,0 bilhão para os atuais 800 milhões de pessoas.

Apesar da queda significativa, a quantidade de pessoas com fome no mundo segue preocupante. Somos em quase 7 bilhões de pessoas e em breve seremos cerca de 10 bilhões, de acordo com as previsões, como ilustra a Figura abaixo.

 

Fonte: US Census Bureau Economic Indicators (adaptador por Farmnews)

Fonte: US Census Bureau Economic Indicators (adaptador por Farmnews)

 

O cenário é de população crescendo, ainda que em um ritmo mais lento ano a ano e uma taxa de fome diminuindo. Claro que essa matemática não é devido apenas a maior eficiência do campo, pois temos que avaliar a questão do aumento de renda e sua distribuição. Mas, decerto que a produção de alimento, mais eficiente, é sim fator fundamental para que a população tenha maior acesso a alimentação e saia cada vez mais da faixa da desnutrição.

As estimativas apontam que a produção de alimento no mundo deve crescer consideravelmente para atender a maior demanda mundial.

E qual a relação atual da produção de alimentos e a fome?

A Figura a seguir exemplifica a evolução da produção de alimento no mundo, considerando a soja, uma das commodities mais importantes do agronegócio.

 

Fonte: Dados do USDA (adaptado por Farmnews)

Fonte: Dados do USDA (adaptado por Farmnews)

 

Nos últimos 12 anos a produção de soja mais que dobrou no mundo, saindo de cerca de 130 milhões de toneladas, para os atuais 330 milhões de toneladas. Nesse período vimos que a fome diminuiu aproximadamente 20% no mundo.

Decerto que existe uma relação direta entre a produção de alimento do mundo e a fome. E o campo tem feito sua parte, como os dados revelam. Embora ainda haja um caminho grande pela frente, a produção de alimentos e a fome não é um assunto isolado. É importante considerar a distribuição e o desperdício de todo alimento produzido.

Mas isso é outro assunto. A questão aqui é que o campo tem feito sua parte apesar do desafio ser grande, a relação produção de alimentos e a fome tem sido favorável, onde o aumento de um tem realmente refletido na diminuição do outro.

O Farmnews é o canal de notícia da Farmlogics – www.farmlogics.com.br, que oferece um ambiente de controle de rebanho e gestão de pecuária de corte para sistemas a pasto e em confinamento. Cadastre-se e conheça nossos plano e um jeito simples e objetivo de gerir sua fazenda!

Produção de alimentos e a fome no mundo. Como esta essa relação? was last modified: by

Zootecnista, editor do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!