Mercado

A produção de carnes no Brasil, em números!

Como sabemos, o Brasil é um grande produtor de carnes, grãos e frutas.

Isso é um fato, mas, vamos colocar em números e ressaltar alguns dados que destacam a produção de carnes no país.

Vamos destacar a importância da produção de carnes no Brasil, especialmente após as polêmicas da Operação Carne Fraca, aproveitando os recentes dados da Embrapa!

Aliás, antes de falarmos de carnes, não podemos esquecer que o agronegócio brasileiro é uma das grandes forças que contribuem para o crescimento do país e de uma maior expectativa quanto ao PIB. Clique aqui para acessar artigo da expectativa do PIB do agronegócio em 2017.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

O agronegócio contribui com 22,5% de todo o PIB e 37,0% do mercado de trabalho do Brasil.

No ano de 2016 o país produziu 26,35 milhões de toneladas em carnes (bovina, aves e suíno), 215,27 milhões de toneladas de grãos, 41,12 milhões de toneladas de frutas e 35,00 bilhões de litros de leite.

A produção de carne bovina do Brasil se aproxima dos 10,0 milhões de toneladas anuais, sendo que praticamente 80% desta produzido é absorvida no mercado interno.

Já a produção de frango está cada vez mais perto dos 14,0 milhões de toneladas ao ano. A carne suína tem uma produção estável e pouco abaixo dos 4,0 milhões de toneladas ao ano.

A indústria da carne, que muito foi discutida diante dos desdobramentos da Operação Carne Fraca, emprega 6,7 milhões de pessoas no país.

E vale destacar que a produção de carnes no Brasil não para de crescer.

Os abates de bovinos cresceram cerca de 89% desde o ano 2000. No mesmo período o abate suíno aumentou 176% e a de frango, 160%, de acordo com o IBGE.

Nos últimos 42 anos a produção de carne de aves aumentou 22,7 vezes, a de suínos 4,88 vezes e a de bovinos 4,05 vezes.

O Farmnews é o canal de notícias do agronegócio!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo