Mercado

Como evoluiu a produção de grãos e carnes em 40 anos de história?

Veja como evoluiu a produção de grãos e das carnes bovina, suína e frango, de 1975 a 2016, no País.

No estudo realizado pelo MAPA foram utilizados dados de 1975 e de 2016, ou seja, resultados que refletem a evolução do setor em pouco mais de 4 décadas.

A produção de grãos passou de 40,6 milhões para 187,0 milhões de toneladas, enquanto a pecuária aumentou de 1,8 milhão para 7,4 milhões de toneladas, o volume de carne suína cresceu de 0,5 milhão para 3,7 milhões de toneladas e o de frango de 0,3 milhão  para 13,2 milhões de toneladas.

A Tabela a seguir apresenta os dados do estudo do MAPA que apresenta a produção de grãos e carnes, em milhões de toneladas, no ano de 1975 e 2016.

produtividade dos grãos

Os dados do MAPA mostram que os ganhos de produção de grãos e da carne bovina foram os menores ao longo do período, acumulando alta de 360,6% e 311,1%, respectivamente.

A produtividade dos grãos foi destacada no Farmnews, tanto para o milho como para a soja. Além de avaliar a produtividade dos grãos nos últimos anos, a produtividade do milho e da soja nos próximos 10 anos foi igualmente apresentada no Farmnews (clique aqui).

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Confira a evolução dos dados de produtividade da soja no Brasil nos últimos 40 anos (clique aqui). Do mesmo modo, clique aqui para acessar os dados históricos do milho!

E já que estamos falando em produtividade, vamos aproveitar a oportunidade de apresentar alguns números históricos da produtividade da pecuária de corte nacional, em 100 anos de história (clique aqui).

Mas o destaque, fica para o crescimento da produção de carne de frango no País. O que mais chama a atenção é o índice de evolução da produção de carne de frango, já que enquanto os demais produtos ressaltados registram incremento que varia entre 300 e 600%, o da carne de frango vai além dos 3.000%.

O principal fator de aumento na produção da carne de frango, como das demais commodities, vem sendo o incremento contínuo da produtividade. No caso da carne de frango, resulta da combinação de pelo menos quatro diferentes fatores: melhoramento genético, o principal, aperfeiçoamento dos sistemas de nutrição, evolução na prevenção e no controle de doenças e melhoria das condições de bem-estar animal.

Adaptado de AviSite

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo