Produtividade no campo é a saída para atender a demanda de alimento para 2050

Produtividade no campo e demanda por alimento. Qual desafio?

O Farmnews destaca uma das principais questões relacionadas a produção de alimento no mundo: como alimentar uma população em constante crescimento? Um terço a mais de bocas para alimentar, esse é o desafio! E o desafio passa pela produtividade no campo!

Esse é um assunto recorrente mas sempre oportuno pois reforça a importância da pecuária nacional diante deste contexto.

As estimativas da FAO destacam que a produção de alimento no mundo deve aumentar cerca de 70% para suprir o aumento da demanda global em 2050. Isso porque a população deve aumentar em 2,3 bilhões de pessoas nesses próximos 35 anos, aliado ao aumento de renda e longevidade da população em muitas partes do planeta.

Cabe aqui ressaltar também que é esperado que 70% da população mundial viva em áreas urbanas. Atualmente em torno da metade dos habitantes vivem em áreas urbanas, ou seja, haverá muito menos gente no campo no futuro.

O desafio é ainda maior, pois existem poucas áreas para expansão da produção de alimento. Além das limitações geográficas a população está mais consciente em relação a sustentabilidade da produção de alimento.

Desse modo, o alimento deve vir, em maioria, do aumento de produtividade no campo.

E onde pode haver expansão de áreas produtivas?

De modo significativo, é possível que haja expansão em área apenas na América Latina, especialmente Brasil e em alguns países da África. Ainda sim, o aumento de área é pouco frente ao desafio de aumento na demanda por alimento.

E isso comprova a importância do Brasil e a produtividade no campo nesse cenário de aumento de demanda por alimento no mundo.

Para termos uma ideia da grandeza dos números, a demanda mundial por cereal, por exemplo, deve alcançar 3,0 bilhões de toneladas em 2050, enquanto atualmente a produção global de cereais é de 2,1 bilhões de toneladas. Em relação a carnes em geral, a demanda deve atingir 470 milhões de toneladas em 2050, mais que o dobro do que é produzido atualmente no planeta (cerca de 200 milhões de toneladas).

Siga-nos pelo www.facebook.com/belogics e fique ligado nas notícias relacionadas ao mercado e a gestão de fazendas!

O Farmnews é um parceria com a Farmlogics – www.farmlogics.com.br, que oferece um ambiente online de controle de rebanho e gestão de fazenda! Acesse o site e confira!

Produtividade no campo e demanda por alimento. Qual desafio? was last modified: by

Zootecnista, editor do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!