Mercado

Remuneração do agronegócio cresce mais que a média nacional!

A remuneração do agronegócio brasileiro cresce acima do que é recebido pela média da economia brasileira, revela estudo do Cepea.

Entre 2012 e 2018, o salário médio pago ao trabalhador do agronegócio cresceu mais que o recebido pela média da economia brasileira como um todo, segundo cálculos realizados pelo Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, com base em informações da PNAD Contínua.

Considerando-se as pessoas empregadas no agronegócio, o crescimento da remuneração foi de 10,0% de 2012 para 2018, enquanto que, para o Brasil, de 6,3%. Pesquisadores do Cepea destacam que, diante dessa dinâmica, a diferença entre os salários do setor (tipicamente menores) e os da média brasileira tem diminuído a cada ano.

A remuneração do agronegócio cresceu 10,0% entre 2012 e 2018, enquanto a média da remuneração nacional cresceu 6,3%.

Esse aumento na média salarial do agronegócio, por sua vez, pode estar atrelado aos aumentos de rendimentos para indivíduos isoladamente e também a mudanças no perfil do indivíduo que trabalha nesse setor.

Segundo pesquisadores do Cepea, entre 2012 e 2018, caiu em 4,6% o peso do segmento primário, que tipicamente paga menores salários, no total de ocupados no agronegócio. Já para o segmento de agrosserviços, a participação nesse mesmo período aumentou em 3,8%. Em relação ao nível de instrução, de 2012 para 2018, houve diminuição de 10,3% na participação da mão de obra com escolaridade inferior ao ensino médio no total de ocupados no agronegócio, enquanto que a participação dos indivíduos com ensino superior (completo ou incompleto) aumentou em 4,2%.

E por falar em remuneração do agronegócio, você sabe qual o perfil do produtor rural brasileiro? Clique aqui e confira!

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Veja também os dados históricos que destacam a importância do agronegócio para a economia brasileira, segundo números do Cepea. Clique aqui!

Adaptado do Cepea

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo