Resistência a Antimicrobianos

Programa de Prevenção e Controle de Resistência a Antimicrobianos

O objetivo é fortalecer a prevenção e controle da resistência a antimicrobianos na pecuária do País.

Vale lembrar que na semana do dia 13 de novembro o MAPA participará de Semana Mundial sobre o uso de antibióticos na produção animal.

O tema de prevenção e controle de resistência a antimicrobianos, aliás tem causado discussões recentes entre o USDA e a OMS.

O fato é que a pesquisadora chefe do USDA se declarou contra as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), emitidas neste início de novembro.

Vale lembrar que a OMS criticou o atual uso de antibióticos na produção animal.

De acordo com a pesquisadora, Chavonda Jacobs-Young, do USDA, as diretrizes da OMS não estão alinhadas com a política dos EUA e não são suportadas por dados confiáveis de pesquisa. Segundo ela, as recomendações combinam erroneamente a prevenção de doenças com a promoção do crescimento em animais. Clique aqui e saiba mais do assunto!

O MAPA instituiu o Programa Nacional de Prevenção e Controle de Resistência a Antimicrobianos na Agropecuária (AgroPrevine), por meio da instrução Normativa Nº 41, publicada no Diário Oficial neste início de novembro de 2017.

O AgroPrevine promoverá intervenções estratégicas no mercado, como: estudos epidemiológicos, fortalecimento da implementação de medidas de prevenção e controle de infecções, promoção do uso racional dos antimicrobianos e da sua resistência.

O objetivo é fortalecer as ações de prevenção e controle da resistência aos antimicrobianos na agropecuária, considerando o conceito de saúde única, que estabelece a interdependência entre a saúde humana, animal e ambiental, utilizando como ferramentas educação sanitária, vigilância e defesa agropecuária.

O Ministério participará, a partir de segunda-feira (13 de novembro), da Semana Mundial de Conscientização do Uso Racional de Antibióticos. Todos os ministérios envolvidos com o assunto vão veicular nas redes sociais informes sobre o uso de antimicrobianos.

De acordo com a auditora fiscal federal agropecuária, Suzana Bresslau, coordenadora de Programas Especiais do Mapa, “a instrução normativa formaliza o comprometimento do ministério com a implantação do Plano de Ação Nacional para a Prevenção e Controle da Resistências aos Antimicrobianos preconizado pela OIE, OMS e FAO.”.

Adaptado do MAPA

O Farmnews é o canal de notícias da Farmlogics!

Programa de Prevenção e Controle de Resistência a Antimicrobianos was last modified: by

Zootecnista, editor do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!