Mercado

Setor de máquinas e implementos: análise de 2017 e perspectivas para 2018!

O ano de 2017 foi de bons resultados para o setor de máquinas e implementos do Brasil. E o que esperar para 2018?

As reformas implementadas pelo governo no ano passado com foco na recuperação da economia nacional, juntamente com o recorde de safra, impulsionaram os investimentos e o desenvolvimento ainda maior do setor de máquinas e implementos agrícolas em 2017.

Essa é a análise feita pelo presidente da Câmara Setorial de Máquinas e Implementos Agrícolas (CSMIA), da Abimaq, Pedro Estevão Bastos. “O ano passado foi muito bom para o setor, tivemos uma safra recorde e um ótimo desempenho nas vendas de máquinas e implementos agrícolas”, avalia Bastos.

Programas como Moderfrota, Pronamp e Pronaf tiveram recursos adequados e o fluxo foi ininterrupto durante todo o ano. “Isso aconteceu graças ao trabalho do MAPA e BNDES,  destaca.

De acordo com Bastos, todos os anos, o setor de máquinas e implementos agrícolas tem ofertado produtos com novas tecnologias que trazem ganhos em produtividade.

“A cada ano, o setor traz novidades que melhoram a precisão, se conectam à internet possibilitando um grande salto na gestão dos processos administrativos e agronômicos nas propriedades”, explica. “O melhor feedback é o resultado das vendas do setor que entrará no terceiro ano de recuperação, mostrando que o agricultor investe em novas tecnologias”, completa.

Até outubro de 2017, as estatísticas da Abimaq apontavam um crescimento de 11% no faturamento das empresas associadas da CSMIA/Abimaq, comparado ao mesmo período de 2016. “Reforçando este resultado, os desembolsos de financiamentos de máquinas e implementos agrícolas no ano passado, conforme apontamento do Banco Central, atingiram a marca de R$ 12,8 bilhões, um crescimento de 12% em relação ao ano anterior”, acrescenta Bastos.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

“Em 2016 e 2017, recuperamos as vendas de máquinas e implementos.  Já em 2018, devemos ter um crescimento menor nos negócios, ao redor de 5%”, afirma. “Mas a base de comparação é maior, portanto, vamos ter outro ano de bons negócios no campo”, prevê.

De acordo com o executivo, o investimento na modernização do parque de máquinas e implementos agrícolas é essencial para manter e aumentar a competitividade do agronegócio brasileiro, e as linhas de financiamento são os instrumentos para os agricultores acessarem essas novas tecnologias.

“Dentro da indústria de bens de capital, o setor de máquinas agrícolas tem se destacado, em razão da competitividade do agronegócio nacional, que tem no mercado externo um dos principais fatores chaves”, enfatiza o presidente. “A recessão afetou outros setores da economia, mas não atingiu as exportações dos principais produtos agrícolas.”

O Farmnews destaca artigo do IEA que apresenta os números do setor de máquinas e implementos agrícolas no país nos últimos anos. Clique aqui e confira!

Adaptado de SNA

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo