Mercado

Qual a taxa de carne bovina exportada do Brasil frente ao que produz?

O dado que revela a taxa de carne bovina exportada do Brasil apresentou crescimento nos últimos anos e, em 2020 deve crescer ainda mais!

O fato é que, de acordo com os dados do USDA, o Brasil exportou, em 2016, 1,65 milhões de toneladas em equivalente carcaça, enquanto no mesmo ano o País produziu 9,28 milhões de toneladas de carne bovina também em equivalente carcaça. Pois é, considerando esses dados a exportação de carne bovina correspondeu por 17,7% do total produzido pelo Brasil em 2016.

Por outro lado, considerando os dados esperados de exportação e produção de carne bovina para 2020, essa relação da taxa de carne bovina exportada pelo Brasil frente ao total produzido subiria para quase 25%.

Isso porque a exportação de carne bovina do Brasil deve alcançar novo patamar recorde histórico em 2020, com expectativa de venda de 2,50 milhões de toneladas em equivalente carcaça, para uma produção estimada de 10,31 milhões de toneladas de carne bovina. Caso esses números se confirmem, a exportação deve participar com 24,2% do total produzido no País.

Em 2019 a taxa de exportação de carne bovina foi de 22,6%, conforme dados do USDA, com a exportação de carne bovina do Brasil alcançando 2,31 milhões de toneladas e a produção de carne bovina de 10,20 milhões de toneladas em equivalente carcaça.

O fato é que nos últimos 4 anos, entre 2016 e 2020 o Brasil cresceu a parcela de carne bovina exportada, de 17,7% para 24,2%.

O Farmnews atualiza os dados esperados de participação no consumo mundial de carne bovina por país, em 2020. Clique aqui e confira os dados!

O USDA apresenta também os dados atualizados dos impactos esperados da COVID-19 na importação mundial de carne bovina. Afinal, o quanto a compra dos principais importadores mundiais deve ser afetada pelos efeitos negativos do coronavírus em 2020? Clique aqui e descubra!

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo