variação dos preços das carnes

Variação dos preços das carnes e dos alimentos em geral!

A FAO apresenta, mensalmente, a variação dos preços das carnes e dos alimentos ao redor do mundo.

O objetivo do Farmnews é apresentar a variação dos preços das carnes em relação ao comportamento dos preços internacionais dos alimentos.

Em seu levantamento mensal, a Agência das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação aponta que o Índice FAO de Preço dos Alimentos recuou 1,3% em outubro de 2017 sobre o mês anterior (setembro) e subiu 2,5% sobre o mesmo mês de 2016.

A Figura abaixo ilustra a variação acumulada do índice de preços geral dos alimentos e das carnes, segundo a FAO, desde janeiro de 2010.

 

Fonte: Dados da FAO (adaptado por Farmnews)

 

O interessante é avaliar que a variação dos preços das carnes, apesar de oscilar nos últimos anos, acumula alta próxima de 17,0% desde janeiro de 2010.

Já a variação dos preços dos alimentos caiu no mesmo período. A queda do Índice FAO de Preços dos Alimentos acumula queda de cerca de 3,5%.

No tocante às carnes, especificamente, o Índice FAO para o décimo mês do ano recuou perto de 1,0% em relação ao mês anterior. Porém, em relação a outubro de 2015 registrou variação, positiva, de 6,4%.

De acordo com a FAO, o pequeno recuo observado de setembro para outubro foi determinado sobretudo pela carne suína (-4,1%), já que a carne bovina aumentou 1,0% e a carne de frango permaneceu em relativa estabilidade (queda de 0,2%).

No entanto, na comparação com outubro de 2016, o maior índice de aumento (7,5%) foi obtido pela carne de frango, a bovina registrando variação de 6,6% e a suína de 2,15%.

A atual estabilidade da carne de frango não é fato novo. Vem, praticamente, desde abril passado, com variação negativa maior no mês de julho.

A queda observada naquele mês pode ter sido efeito – agora internacional – da Operação Carne Fraca, visto que (dado da FAO) a maior redução de preço entre os dois principais players do setor, Brasil e EUA, recaiu sobre o produto brasileiro.

O Farmnews apresenta dados que mostram onde estão os maiores rebanhos e quem são os maiores países produtores de carne bovina do mundo. Clique aqui!

Adaptado de Avisite

O Farmnews é o canal de notícias da Farmlogics!

Variação dos preços das carnes e dos alimentos em geral! was last modified: by

Zootecnista, editor do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!