ágio do bezerro sobre o boi

Ágio do bezerro sobre o boi gordo no maior patamar de 2018

O ágio do bezerro sobre o boi gordo atinge maior patamar do ano na parcial de outubro de 2018.

Os preços da arroba do bezerro tem acumulado alta de 14,6% na parcial de 2018, até o dia 23 de outubro (clique aqui), enquanto o boi gordo segue com ganho praticamente nulo no mesmo período. Tal fato tem impulsionado o ágio do bezerro em relação ao boi gordo no ano, como ilustra a Figura abaixo.

A Figura a seguir apresenta a evolução diária do ágio do bezerro sobre o boi gordo, ambos avaliados em relação ao preço por arroba, segundo dados do indicador Cepea/Esalq.

 

Fonte: Dados do Cepea/Esalq (adaptado por Farmnews)

 

Conforme destaca a Figura acima, o ágio do bezerro sobre o boi gordo atingiu o maior patamar do ano até o momento, de 37,4% no dia 23 de outubro. Vale lembrar que o ágio do bezerro em relação ao boi gordo chegou a mínima de 13,5% em janeiro.

Em termos médios mensais, a parcial de outubro de 2018, de 28,5% é a mais alto do ano até o momento. Contudo, o ágio do bezerro sobre o boi gordo em 2018 está bem abaixo dos valores observados em 2015, quando chegou a superar os 40,0% (Figura).

A Figura abaixo apresenta o ágio médio mensal do bezerro em relação ao boi gordo, segundo dados do indicador Cepea/Esalq, de janeiro de 2014 a parcial de outubro de 2018, até o dia 23.

 

Fonte: Dados do Cepea/Esalq (adaptado por Farmnews)

 

Entre janeiro de 2014 e outubro de 2018, o ágio do bezerro sobre o boi gordo oscilou entre a máxima de 46,8% em maio de 2015 e a mínima de 13,5% em maio de 2017.

E por falar em bezerros, clique aqui e veja que os índices de produtividade da atividade de cria seguem bastante modestos no Brasil, com muito espaço para melhorias!

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

Ágio do bezerro sobre o boi gordo no maior patamar de 2018 was last modified: by

Zootecnista, editor do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!