Mercado

Ágio dos preços do bezerro sobre o boi gordo na parcial de 2018

O Farmnews atualiza os dados do ágio dos preços do bezerro em relação ao boi gordo na parcial de 2018, até o dia 28 de maio.

A Figura a seguir ilustra a evolução do ágio dos preços do bezerro em relação ao boi gordo, ambos cotados em Reais por arroba, conforme dados do Cepea/Esalq.

Vale lembrar que os preços do bezerro foram transformados em Reais por arroba, a partir do preço do animal, por cabeça, e o respectivo peso médio de venda, com base nos dados de Mato Grosso do Sul.

 

ágio dos preços do bezerro
Fonte: Dados do Cepea/Esalq (adaptado por Farmnews)

 

O Farmnews tem destacado também a relação de preços do boi gordo e do milho e da soja ao longo de 2018, até a parcial do dia 16 de maio. Isso porque com a forte alta dos grãos e o cenário de estabilidade do mercado pecuário, o poder de compra do pecuarista caiu muito no ano, pelo menos nos primeiros 5 meses de 2018. Clique aqui e saiba e confira os dados!

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Pois é, mas voltando ao assunto do ágio dos preços do bezerro em relação ao boi gordo (Figura acima), vemos que os valores oscilaram entre uma mínima de 13,5% e a máxima de 29,2%.

Esses dados de ágio dos preços do bezerro em relação ao boi gordo, considerando um animal padrão mercado futuros, de 16,5@, representa um potencial de troca de cerca de 2,0 bezerros por boi gordo. Lembrando que em 2018 essa relação de troca já oscilou entre a mínima de 1,94 bezerros por boi gordo e a máxima de 2,19 bezerros por boi gordo.

O fato é que no até o dia 28 de maio o boi gordo acumula queda de 2,5% no ano, enquanto o bezerro uma leve alta de 0,7% no período. Ambos seguem praticamente estáveis em relação a preços esse ano, pelo menos até aqui. O problema é que os custos de produção não tem ajudado a equilibrar a contas do pecuarista. Um exemplo é a alta nos custos da diária de bovinos confinados (clique aqui).

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo