Mercado

O que o Brasil exportou no agro e para quem em 2019?

O Farmnews destaca os dados que revelam a importância dos setores e dos países compradores de produtos do agro do Brasil em 2019.

Afinal de contas, o que, quanto e para quem o Brasil exportou no agro no ano de 2019?

A Tabela a seguir apresenta a participação na compra de produtos do Agro dos principais países importadores do Brasil e os setores de maior importância em 2019.

A China, como esperado, foi o principal importador de produtos do agronegócio do Brasil, participando com 32,0% da receita gerada em 2019 ou o equivalente a US$31,6 bilhões dos US$98,7 bilhões exportados no ano.

A UE, segundo maior mercado importador do agronegócio brasileiro, compra o equivalente a 17,3% das vendas totais, seguido dos EUA, com 7,4%.

Já os setores do agronegócio com maior importância no mercado de exportação foi o complexo soja, com 33,7% do faturamento global, seguido das carnes, produtos florestais, cereais e complexo sucroalcooleiro.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Vale lembrar que apesar do complexo soja apresentar a maior importância dentre os setores do agronegócio, em 2019 a exportação de soja do Brasil apresentou queda, puxada pela diminuição na demanda chinesa (clique aqui).

E ao contrário da soja, a exportação de carnes do Brasil apresentou forte alta, com destaque a carne bovina que apresentou valor recorde em 2019 (clique aqui) e, é importante lembrar que a perspectiva para 2020 é que a exportação de carne bovina brasileiro apresente novo aumento (clique aqui).

Mas já que o assunto é exportação do agronegócio brasileiro em 2019, confira como evoluiu o saldo da balança comercial ao longo dos últimos 10 anos (clique aqui).

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo