agronegócio

O que esperar do agronegócio em relação ao PIB de 2017?

Neste 2017 permanece a dúvida: quem irá puxar o crescimento do PIB, previsto em 0,4%? A expectativa é que o agronegócio faça isso!

O agronegócio decepcionou em 2016 e neste ano é esperado um cenário diferente. Clique aqui para acessar artigo que mostra os números do agronegócio em 2016!

E caso queria saber mais sobre a importância do agronegócio para o PIB do Brasil, clique aqui!

Com previsão de safra em 217 milhões de toneladas na temporada 2016/17 contra 186 milhões no período anterior, conforme o índice Indicador Brasil, da Expedição Safra, tudo indica que vai sobrar para o campo salvar a lavoura.

A estimativa do crescimento PIB do agronegócio é de 2%, conforme a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil. O setor representa quase 23% do total produto interno nacional.

Por outro lado, a produção industrial apresenta recuo de 4,8% nos últimos 12 meses, conforme o último relatório pelo IBGE e que leva em conta dados de fev-17.

As vendas do comércio varejista também não animam: queda de 7%, com a 22ª taxa negativa seguida, pela última análise do IBGE.

Vários fatores estão sendo determinantes para que o setor agro seja o “queridinho” da economia no momento, já que o agronegócio responde por 33% da produção nacional – incluindo a produção, cultivo, frigoríficos e outros elementos do agronegócios.

Em termos de exportações, o setor responde por mais de 40% do total nacional.

Vale lembrar que o volume de áreas de plantio cresceu, a tecnologia melhorou e os preços dos anos anteriores mantinham uma boa transferência de renda para o produtor. E o mais importante: o clima contribuiu.

As exportações de carne também mostram números sólidos. Mesmo com a polêmica da operação Carne Fraca, houve alta de 9% nas vendas no último mês, comparado ao mesmo período do ano passado.

O total de exportações de carne foi de US$1,11 bilhão contra US$1,02 bilhão apurado há um ano atrás (mar-16).

Se por um lado as exportações brasileiras estão em alta graças ao agronegócio, os produtores estão recebendo menos pelos produtos. Clique aqui para acessar artigo que apresenta o comportamento recente de preços do boi gordo.

O Farmnews é o canal de notícias da Farmlogics – www.farmlogics.com.br. Cadastre-se e confira nosso plano grátis de gestão de fazenda de pecuária de corte!

O que esperar do agronegócio em relação ao PIB de 2017? was last modified: by

Zootecnista, editor do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!