agronegócio brasileiro

Números do agronegócio brasileiro nos 5 primeiros meses de 2017

O PIB do agronegócio brasileiro, calculado pelo Cepea/Esalq, em parceria com a CNA, teve crescimento de 0,36% em maio de 2017.

Houve expansão nos segmentos primário (0,4%), agroindustrial (0,43%) e de agrosserviços (0,39%). A exceção foi o segmento de insumos que teve retração de -0,26%.

O crescimento, em maio, do segmento agroindustrial – o primeiro desde set/2016 – ainda que modesto, contribuiu para uma melhora no resultado global do PIB do agronegócio em maio (0,36%) frente ao observado em abril (0,05%).

Tal desempenho é o melhor desempenho mensal do PIB do agronegócio brasileiro desde outubro de 2016, quando cresceu 0,56%.

No acumulado dos primeiros 5 meses do ano, houve expansão (4,06%) apenas do segmento primário (“dentro da porteira”) do PIB do agronegócio. Já a agroindústria (-2,13%), agrosserviços (-0,3%) e insumos (-0,35%) passaram por retração no mesmo período .

No Farmnews veja os dados históricos que destacam a importância do agronegócio brasileiro para a economia (clique aqui).

Apesar do desempenho acumulado negativo da agroindústria (-2,13%), a expansão observada em maio nesse segmento (0,43%) garantiu uma melhora relativa desse indicador dado que, no 1º quadrimestre de 2017, a retração acumulada era ainda maior (-2,55%).

A retração mais amena da agroindústria e o crescimento “dentro da porteira” – 4,06% no acumulado do ano -, garantiram a expansão de 0,36% do PIB do Agronegócio entre janeiro e maio de 2017.

Os resultados mensais e acumulados refletem o crescimento anual estimado do agronegócio, de 0,9%, considerados dados até maio. Espera-se, para o ano, que o ramo agrícola impulsione o setor, apresentando crescimento de 1,6% frente a 2016. Já o ramo pecuário deve recuar 0,9%.

O fato é que neste 2017 permanece a dúvida: quem irá puxar o crescimento do PIB nacional, previsto em 0,4%? A expectativa é que o agronegócio brasileiro faça isso (clique aqui).

Clique aqui e saiba mais dos desafios e dificuldades do Brasil e do agronegócio diante do atual cenário econômico mundial.

O Farmnews apresenta alguns indicadores de destaque da pecuária de corte mundial. Confira dados recentes e curiosidades da pecuária de corte mundial (clique aqui e saiba mais)!

Adaptado de CNA

O Farmnews é o canal de notícias da Farmlogics!

Números do agronegócio brasileiro nos 5 primeiros meses de 2017 was last modified: by

Zootecnista, editor do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!