Mercado

Falta de animais para abate reduz diferença de preços entre estados!

A escassez de animais para abate em São Paulo tem levado a indústria frigorífica do estado a buscar animais em regiões vizinhas.

Os frigoríficos paulistas tem buscado animais para abate principalmente Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Goiás.

Com isso, a diferença entre os preços paulistas e os de outros estados, que vem diminuindo desde julho, se estreitou ainda mais nas últimas semanas, refletindo também a redução dos impostos sobre os animais para abate vindo de outros estados.

Na parcial de agosto (até o dia 22), a menor diferença de preços, de 0,4%, é observada entre o Indicador ESALQ/BM&FBovespa (SP) e a região noroeste do Paraná – em 2016, essa diferença era de 2,7%, e nos últimos dez anos, de 3,4%.

Nesse cenário, colaboradores de São Paulo consultados pelo Cepea afirmam já ter planos de adiar a comercialização de animais prontos para o abate, à espera de preços maiores que os ofertados até o momento.

Como temos discutido no Farmnews, o ano de 2017 tem sido de dificuldades para o pecuarista (clique aqui e saiba mais). No entanto, o preço do boi gordo mostra sinais de recuperação em agosto de 2017 e já acumula alta de 8,2% em relação a cotação de fechamento de julho de 2017 (até o dia 22 de agosto).

Os dados acima mostram que a tendência de queda do preço do boi gordo ao longo de 2017 foi interrompida em agosto.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Em relação ao último preço de referência em julho de 2017 (R$125,5/@), o boi gordo acumula ganho de R$10,4/@ no mês (8,2% de alta).

Claro, o preço do boi ainda está abaixo do valor praticado no mesmo período dos anos anteriores (clique aqui e saiba mais).

O Farmnews apresenta a variação dos rebanhos mundiais nos principais países produtores entre os anos de 2016 e 2017 (clique aqui).

O Farmnews apresenta também dados que mostram onde estão os maiores rebanhos e quem são os maiores países produtores de carne bovina do mundo (clique aqui e saiba mais) .

Adaptado de Cepea

O Farmnews é o canal de notícias da Farmlogics!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo