arroba da carne bovina

Arroba da carne bovina volta a superar a arroba do boi gordo

O valor médio da arroba da carne bovina voltou a superar o preço médio da arroba do boi gordo em maio de 2019.

Pois é, em maio de 2019 o preço médio da arroba da carne bovina superou o valor do boi gordo pela terceira vez no ano até o momento.

A Figura a seguir apresenta os dados médios mensais do preço do boi gordo, segundo indicador Cepea/Esalq e da carne bovina no atacado paulista, em arroba, conforme dados do IEA, entre janeiro e maio de 2019.

arroba da carne bovina
Fonte: Dados do Cepea e IEA (adaptado por Farmnews)

Os dados acima revelam que a arroba da carne bovina segue mais valorizada que o boi gordo em 2019

Isso porque apenas em janeiro e abril de 2019 o preço médio da arroba do boi gordo superou o valor médio observado para a arroba da carne bovina.

Vale destacar que o comportamento de preços do dianteiro com osso e da ponta de agulha contribíram para a alta no valor da carne bovina no atacado.

Isso porque no acumulado parcial do ano, até maio, o dianteiro com osso acumula alta de 19,9%, uma vez que encerrou 2018 cotado a R$7,57/kg, em média e em maio de 2019, o valor praticado foi de R$9,08/kg. No caso da ponta de agulha, no mesmo período, a alta acumulada foi de 13,3%. Por outro lado, o traseiro com osso acumula queda de 12,3% entre dezembro de 2018 a maio de 2019.

Nesse cenário, vale destacar os valores recordes de exportação de carne bovina do Brasil nos primeiros 4 meses de 2019 (clique aqui), contribuindo para a alta nos preços dos cortes do dianteiro no País

E por falar em exportação de carne bovina do Brasil, com a crise de produção de suínos no país asiático (clique aqui), a importância do Brasil como fornecedor de proteína animal em 2019 ganha ainda mais relevância (clique aqui).

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

Arroba da carne bovina volta a superar a arroba do boi gordo was last modified: by

Zootecnista, editor do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!