Mercado

Preço da arroba do boi gordo no 1° semestre entre 2010 e 2020

O Farmnews apresenta os dados do preço da arroba do boi gordo no 1° semestre dos anos de 2010 a 2020.

Afinal de contas, como evoluiu o preço do boi gordo, segundo indicador Cepea, na primeira metade de cada ano entre 2010 e 2020?

A tabela a seguir apresenta os dados do preço médio nominal do boi gordo, segundo indicador Cepea, no 1° semestre de cada ano, de 2010 a 2020.

O preço da arroba do boi gordo apresentou, em 2020, a maior variação positiva em um 1° semestre, com ganho de 31,5% frente ao ano anterior.

Os dados de preço reforçam o cenário positivo do mercado pecuário em 2020, mesmo em um período marcado pela pandemia da COVID-19. Isso porque apesar de um consumo doméstico mais fraco diante do menor poder de compra do consumidor e a concorrência com a carne de frango (clique aqui), a exportação sido muito acima da média histórica para o período.

E nesse sentido vale destacar os dados da exportação de carne bovina do Brasil mostram que os valores de 2020 seguem muito acima do observado em 2019 e anos anteriores. Clique aqui e confira os dados!

Embora o preço da arroba do boi gordo esteja apresentando valores recorde em termos nominais, o preço do bezerro preocupa, pois coloca em risco a viabilidade da atividade de recria e engorda. Pois é, apesar do momento positivo de preços do boi gordo, esse valor não tem sido garantia de uma melhor rentabilidade e, nesse sentido, colocado ponto de atenção na atividade de cria (clique aqui)

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Vale lembrar que em 2020 o preço do bezerro vinha buscando esse patamar histórico e nesse início de julho finalmente superou esse valor. Clique aqui e confira!

Mudando de assunto, essa primeira metade de 2020 tem sido um ano de aprendizado, adaptações e também uma oportunidade para refletirmos sobre o agronegócio…mais uma vez. Clique aqui e saiba mais!

Receba os estudos do Farmnews no WhatsApp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo