Mercado

Comportamento de preços da arroba do boi gordo na parcial de 2019

O preço da arroba do boi gordo na parcial de junho de 2019 acumula forte alta frente a junho de 2018.

A Figura a seguir ilustra o comportamento mensal de preços do boi gordo dentro de cada ano, em valores nominais, de 2014 a parcial de 2019, até a parcial de junho (dia 14), segundo dados do indicador Cepea.

arroba do boi gordo
Fonte: Dados do Cepea/B3 (adaptado por Farmnews)

Na parcial de junho (dia 14) o preço da arroba do boi gordo foi de, em média, R$147,4, valor 6,4% superior à média observada no mesmo período do ano passado, de R$138,5.

O fato é que em todos os meses de 2019, pelo menos até a parcial de junho, o preço do boi gordo tem superado os valores praticados no mesmo período dos anos anteriores, com exceção a 2016 apenas.

Apesar da alta, em valores nominais, quando comparado ao mesmo período dos anos anteriores, a arroba do boi gordo em junho tem apresentado queda em relação ao mês anterior (maio).

Isso porque além da pressão de baixa típica do período de safra (clique aqui), a temporária suspensão das exportações de carne bovina do Brasil para o mercado chinês contribuíram para a queda.

Vale destacar as exportações de carne bovina brasileira para a China já foram retomadas! Clique aqui e saiba mais do assunto!

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

O fato é que em 2019, a importância da China, que há anos se destaca como principal parceira comercial do Brasil para carnes, ganhou ainda mais relevância. Clique aqui!

Aliás, as perspectivas de preços para o mercado do boi gordo seguem otimistas para 2019 e um termômetro importante desse cenário é o comportamento de alta verificado para o preço futuro do boi gordo, para o contrato com vencimento em outubro de 2019. Clique aqui!

E mudando de assunto, confira o Coisas de Fazenda, um painel de ofertas gratuito que reúne as oportunidades de compra e venda no agronegócio.

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo