Mercado

Soja e bezerro são destaques de alta em 2018, até outubro!

O preço da soja e do bezerro são os destaques de alta em 2018, até a parcial de outubro.

O Farmnews apresenta a variação acumulada de preços do boi gordo, bezerro, milho e soja ao longo de 2018, segundo dados do indicador Cepea/Esalq.

A Figura a seguir ilustra a evolução da variação acumulada dos preços das commodities agrícolas, representadas pelo boi gordo, bezerro, milho e soja ao longo de 2018, até o dia 26 de outubro, em valores nominais.

 

bezerro
Fonte: Dados do Cepea/Esalq (adaptado por Farmnews)

 

Vale destacar que os preços se referem aos dados do indicador Cepea, com o bezerro avaliado em Reais por arroba (base Mato Grosso do Sul) e o preço da soja considerando a base Paranaguá – PR.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Dentre os preços das commodities agrícolas avaliadas, destaque fica para a alta acumulada da soja que, até a parcial de outubro, acumula valorização de 21,0% no ano. O bezerro, avaliado em Reais por arroba, por sua vez, acumula alta de 15,1% no mesmo período.

No caso do milho, o grão tem apresentado forte oscilação ao longo de 2018, já que chegou a acumular alta próxima de 36,0% no início de junho e ao final de outubro praticamente zerou os ganhos acumulados no ano. No acumulado do ano, até o dia 26 de outubro, o grão acumula alta de apenas 2,3%.

Apesar da queda recente nos preços do milho, esse descolamento de preços dos grãos e do mercado pecuário ao longo de 2018 diminuiu do poder de compra do pecuarista, pressionando os custos de produção, especialmente dos bovinos confinados. Aliás, clique aqui e confira a evolução do custo de produção da engorda de bovinos confinados em 2018, segundo dados do LAE/USP.

E ao contrário da soja e do bezerro, no acumulado de 2018, até outubro, o preço do boi gordo acumula alta de apenas 1,1%.

Considerando apenas o mês de outubro, o único que apresenta alta de preços dentre as 4 commodities avaliadas é o bezerro, com alta de 7,6% até o dia 26. O boi gordo acumula queda de 2,8% em outubro, enquanto para a soja a queda é de 8,3%. Por fim, a maior queda em outubro até o momento fica para  o milho, com desvalorização de 12,3%.

Confira também a pesquisa revela quais as principais preocupações do pecuarista brasileiro na atualidade! Qual o custo de produzir carne bovina no Brasil? Entender melhor como calcular os índices econômicos da propriedade é a principal preocupação do pecuarista brasileiro. Clique aqui e saiba mais do assunto!

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo