tabela com Relação de troca bezerros por boi gordo

Quantos bezerros se compram com a venda de um boi gordo?

Comprar bem é um dos grandes segredos de sucesso de qualquer negócio, e fazer bons negócios na compra de bezerros também é fundamental.

Comprar e vender no momento certo é o que todos buscam, claro, além de produzir com qualidade e baixo custo. Um grande negócio se inicia pela compra bem feita e cada pecuarista possui suas próprias estratégias de negociação, assim como indicadores que o auxiliam no momento da compra. Um dos grandes indicadores da pecuária e um termômetro de como está se comportando os preços desse mercado é a relação de troca bezerros por boi gordo.

Quantos bezerros se compra com a venda de um boi gordo? Essa é uma pergunta típica na pecuária e vamos avaliar o potencial de compra do invernista ao longo dos últimos 10 anos na Figura abaixo.

RT

Fonte: Adaptado da base de dados do Cepea (*Boi gordo, base SP, a vista e Bezerro base MS).

 

A média recente da relação de troca de bezerros por boi gordo é de cerca de 2,5, mas no passado ela relação já foi perto de 6,0. Conforme mencionado, considerando um período mais recente da história, se compra, em média, 2,5 bezerros a partir da venda de um boi gordo de 16,5@ (padrão de medida da BMF – Bolsa de Mercadorias e Futuro). Contudo, nos últimos anos se confirma uma tendência de queda do poder de compra de quem vende bois gordos para o abate e tem de fazer a reposição de seu rebanho (veja Figura). Se há dez anos atrás esse indicador estava perto de 2,5, hoje está oscilando entre 1,7 e 2,0.

O que implica uma relação de troca de bezerros por boi gordo menor?

Além de um menor poder de compra na reposição do rebanho, implica na necessidade que a engorda aconteça de um modo eficiente e com custos que permitam uma margem adequada na venda dos animais no abate. É certamente uma pressão maior por gestão e tecnologia na atividade.

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

Quantos bezerros se compram com a venda de um boi gordo? was last modified: by

Zootecnista, editor do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!