Mercado

Relação de troca de bezerros por boi gordo no menor valor histórico em abril

O Farmnews apresenta dados da relação de troca de bezerros por boi gordo em abril de 2021, a menor da história.

Pois é, na parcial de abril de 2021, até o dia 15, a relação de troca de bezerros por boi gordo de 1,67 foi a menor não apenas para o período do mês, mas de toda série do indicador.

Vale lembrar que avaliamos o indicador de poder de compra do pecuarista considerando um animal para abate com referência de preço de 16,5@ apenas para fins de padronização de cálculo. Lembrando que cada pecuarista tem sua referência de troca baseada no peso médio dos animais para abate de seu rebanho. O fato é que pela primeira vez a média mensal da relação de troca de bezerros por boi gordo ficou abaixo de 1,70, pelo menos na parcial de abril de 2021 (Figura).

A Figura a seguir ilustra a evolução mensal da relação de preço do boi gordo de 16,5@ pelo bezerro, segundo dados do indicador Cepea, entre 2012 e a parcial de 2021.

Fonte: Dados do Cepea (adaptado por Farmnews)

Cabe ressaltar que ao longo do período, de 2012 a parcial de 2021, a relação de preços do boi gordo de 16,5@ pelo bezerro oscilou entre a mínima de 1,67 em abril de 2021 e a máxima de 2,28 em novembro de 2012.

Apesar da forte valorização do boi gordo, em 2021, pelo menos até a parcial de abril, o bezerro acumula quase o dobro da alta do boi gordo, segundo dados do Cepea. Clique aqui e saiba mais do assunto! Com os preços da reposição descolados, para cima, do valor praticado para o animal para abate, a taxa de abate de vacas no Brasil foi a menor da série do IBGE, uma vez que os patamares recordes do preço do bezerro tem estimulado e, muito a atividade de cria.

Saiba mais também do comportamento de preço do boi gordo que, renovou a máxima e alcançou R$320,0 por arroba na parcial de abril de 2021, segundo dados do Cepea.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo