Mercado

Relação de troca de bezerros por boi gordo cai em maio de 2018

A relação de troca de bezerros por boi gordo cai em maio de 2018 frente ao mesmo período de 2017.

A Figura a seguir apresenta os dados médios mensais da relação de troca de bezerros por boi gordo (16,5@), considerando os valores do indicador Cepea/Esalq, de janeiro de 2017 a maio de 2018.

 

bezerros por boi gordo
Fonte: Dados do Cepea/Esalq (adaptado por Farmnews)

 

Em maio de 2018 a relação de troca de bezerros por boi gordo foi de 1,98. O indicador de manteve estável frente ao valor observado ao poder de compra de abril de 2018.

Contudo, vale destacar que em maio de 2017 era possível adquirir, em média, 2,05 bezerros a partir da venda teórica de uma boi gordo de 16,5@.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

No ano de 2018 o poder de compra do pecuarista que necessita repor o rebanho a partir da venda do animal gordo caiu 6,1%, já que a relação de troca de bezerros por boi gordo iniciou 2018 a 2,11 e em maio foi de 1,98.

E quando avaliamos a relação de preços do bezerro e do boi gordo em um período mais longo de tempo, desde o ano 2000?

A Figura abaixo ilustra o comportamento do ágio dos preços do bezerro em relação ao boi gordo e, da respectiva variação acumulada dos preços do bezerro e do boi gordo, segundo indicador Cepea/Esalq, em valores nominais.

 

bezerros por boi gordo
Fonte: Dados do Cepea/Esalq (adaptado por Farmnews)

 

No longo prazo os dados acima mostram que o ágio do bezerro em relação ao boi gordo diminuiu a partir do segundo semestre de 2016, refletindo em um maior poder de compra do pecuarista comparado aos meses de 2015 e início de 2016.

O fato é que temos observado uma diminuição da relação de troca ao longo dos últimos anos, com uma contínua valorização dos bezerros em relação aos preços dos animais prontos para abate.

O Farmnews apresenta a variação de preços das commodities agrícolas em maio de 2018 e no acumulado do ano. Clique aqui e confira!

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo