Mercado

Relação de troca de bezerros por boi gordo melhora em julho de 2018!

A relação de troca de bezerros por boi gordo melhora em julho de 2018.

A Figura a seguir apresenta os dados médios mensais da relação de troca de bezerros por boi gordo (16,5@), considerando os valores do indicador Cepea/Esalq, de janeiro de 2017 a julho de 2018.

 

bezerros por boi gordo
Fonte: Dados do Cepea/Esalq (adaptado por Farmnews)

 

Em julho de 2018 a relação de troca de bezerros por boi gordo foi de 2,01. O fato é que o indicador que indica o poder de compra do pecuarista no momento de repor o rebanho melhorou tanto na base mensal como anual de comparação. 

Isso porque a relação de bezerros por boi gordo em junho de 2018 foi de 1,94, valor 3,3% menor que o observado em julho de 2018 (2,01 bezerros por boi gordo).

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Contudo, o destaque fica para a base anual de comparação, já que em julho de 2017 o indicador estava em 1,83 bezerros por boi gordo, valor 8,8% menor que o patamar de julho de 2018. 

Vamos avaliar também a relação de troca de bezerros por boi gordo em um período mais longo de tempo, desde o ano 2000!

A Figura abaixo ilustra o comportamento do ágio dos preços do bezerro em relação ao boi gordo e, da respectiva variação acumulada dos preços do bezerro e do boi gordo, segundo indicador Cepea/Esalq, em valores nominais.

 

bezerros por boi gordo
Fonte: Dados do Cepea/Esalq (adaptado por Farmnews)

 

No longo prazo os dados acima mostram que o ágio do bezerro em relação ao boi gordo diminuiu a partir do segundo semestre de 2016, refletindo em um maior poder de compra do pecuarista comparado aos meses de 2015 e início de 2016.

O fato é que temos observado uma diminuição da relação de troca ao longo dos últimos anos, com uma contínua valorização dos bezerros em relação aos preços dos animais prontos para abate.

O Farmnews lança o Farm Report, com o resumo dos principais dados mensais apresentados em nosso canal de notícias! Clique aqui e acesse o conteúdo!

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo