boi gordo

Compare os preços médios anuais do boi gordo e do bezerro

O Farmnews apresentou o comportamento médio anual do ágio do bezerro em relação ao boi gordo desde 2006. Mas esse estudo não parou por ai…

E esse artigo mencionado acima pode ser acessado, clicando aqui! No artigo mencionamos que o ágio dos preços do bezerro está no menor patamar dos últimos 4 anos.

O fato é que alguns leitores nos pediram para aprofundar nos dados e apresentar o comportamento médio anual dos preços do boi gordo e do bezerro. Então vamos aos dados.

A Tabela a seguir apresenta esses dados, lembrando que tanto o boi gordo como o bezerro são apresentados em Reais por arroba, segundo indicador Cepea/Esalq. E o peso utilizado para o cálculo preço do bezerro por arroba é o valor de referência do Cepea.

boi gordo

Os dados acima revelam que de 2006 a 2017 o boi gordo acumula alta de 168,3%, enquanto o bezerro a alta foi maior, de 189,1%. É importante ressaltar que a alta acumulada do bezerro chegou a 237,4% no acumulado até 2016.

Vale lembrar que os valores da Tabela referem-se a preços nominais e em 2017 a média anual é parcial, de janeiro a novembro (27).

Apesar de, no acumulado do período, o boi gordo apresentar valorização abaixo do bezerro, nos últimos 2 anos o bezerro desvalorizou mais que os animais para abate. Isso contribuiu para que o ágio do bezerro caísse em relação ao boi. A Figura abaixo ilustra melhor os dados destacados na Tabela acima.

 

boi gordo

Fonte: Dados do Cepea/Esalq (adaptado por Farmnews)

 

O Farmnews destaca artigo da Ag Center Cattle Report que revela estarem as tecnologias digitais no agronegócio evoluindo para além das porteiras!

Possivelmente essas mudanças estão mais perto do mercado dos Estados Unidos atualmente, mas, com a velocidade dos ganhos tecnológicos, vale estar atento as discussões por aqui também, não acha? Clique aqui!

O Farmnews é o canal de notícias da Farmlogics!

Compare os preços médios anuais do boi gordo e do bezerro was last modified: by

Zootecnista, editor do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!