boi gordo

Preços do boi gordo, frango e suíno nos 2 primeiros meses de 2018

O Farmnews destaca o comportamento de preços do boi gordo, frango e suíno ao longo desses primeiros 2 meses do ano de 2018.

O objetivo é avaliar o comportamento de preços do boi gordo e seus principais concorrentes neste início de ano. A Figura a seguir ilustra a variação acumulada dos preços do boi gordo, frango e suíno em 2018 (até o dia 21 de fevereiro), segundo indicador Cepea/Esalq.

 

Fonte: Dados do Cepea/Esalq (adaptado por Farmnews)

 

Os dados acima revelam a forte queda dos preços do frango e do suíno no ano até o momento, ao contrário dos preços do boi gordo que segue em relativa estabilidade.

O frango acumula queda de quase 12,0% no ano (até dia 19 de fevereiro), já que iniciou o ano cotado a R$3,79 por kg e no dia 19 o valor estava em R$3,34 por kg. O suíno não fica muito atrás do frango, com queda acumulada de cerca de 10,0% no período. Apesar das oscilações os preços do boi gordo acumulam ligeira alta de 0,4% até a parcial do mês de fevereiro.

O fato é que o consumo de carne bovina tem sido considerado fraco e com os preços das carnes concorrentes desvalorizadas, é difícil esperar alguma recuperação mais forte no consumo de carne bovina no curto prazo. O que tem garantido uma certa estabilidade de preços do boi gordo são as escalas curtas.

Vale lembrar que se o consumo interno de carne bovina não tem ajudado muito nesse início de 2018, as exportações tem contribuído e os dados de janeiro de 2018 já comprovam essa expectativa (clique aqui e confira).

É importante destacar que enquanto os preços do frango e suíno apresentam forte queda, os preços dos grãos caminham no sentido oposto e acumulam alta no ano até o momento. Até o dia 15 de fevereiro o milho acumula valorização de 4,2%, enquanto a soja sobe ainda mais no período (5,6%).

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

Preços do boi gordo, frango e suíno nos 2 primeiros meses de 2018 was last modified: by

Zootecnista, editor do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!