boi gordo

Comportamento de preços do boi gordo e do frango em 2018

O Farmnews destaca o comportamento de preços do boi gordo e do frango em 2018.

Os preços do frango já vinham em queda ao longo de 2018 e será que a terceira fase da Operação Carne Fraca (clique aqui) pressionou ainda mais a cotação da carne no mercado interno?

O fato é que nos 2 primeiros meses do ano os preços do frango acumulavam queda significativa frente ao boi gordo. Aliás, não era apenas o frango. O frango e o suíno acumulam quedas importantes de preços, enquanto o boi gordo seguia em relativa estabilidade até fevereiro (clique aqui).

E passada as primeiras semanas após a Operação Carne Fraca, como está o comportamento de preços do frango e do boi gordo?

A Figura a seguir ilustra a variação dos preços do boi gordo (indicador Cepea) e do frango congelado (Cepea) do início de 2018 até o dia 16 de março.

 

boi gordo

Fonte: Dados do Cepea/Esalq (adaptado por Farmnews)

 

Como visto acima o cenário em relação ao final de fevereiro melhorou um pouco para o frango, uma vez que em março, mesmo com as adversidades da Operação Carne Fraca, apresentou ligeira recuperação de preços. No mês de março, até o dia 16, o frango congelado no mercado paulista acumula alta de 3,7%.

Por outro lado, no ano, a queda acumulada do frango congelado é de 11,6%, até o dia 16 de março. E os preços do boi gordo seguem em relativa estabilidade e, no mesmo período, acumulam queda de apenas 0,4%.

E mudando um pouco de assunto, você tem alguma ideia de quanto são as perdas no campo devido as guerras e desastres naturais mundo afora? Os desastres naturais acelerados pelas mudanças climáticas e os conflitos humanos provocaram perdas no campo da ordem de US$96 bilhões nos países em desenvolvimento entre 2005 e 2015. Clique aqui e saiba mais do assunto!

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

Comportamento de preços do boi gordo e do frango em 2018 was last modified: by

Zootecnista, editor do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!