boi gordo

Preços do boi gordo, valores corrigidos e nominais, desde 2006

O Farmnews destaca o comportamento de preços do boi gordo, em valores corrigidos e em valores nominais, desde 2006.

A Tabela abaixo apresenta dos dados anuais médios dos preços do boi gordo corrigidos pelo IGP-M e a respectiva variação anual e acumulada desde o ano de 2006, segundados dados do indicador Cepea/Esalq.

Nos últimos 2 anos (2017 e 2016) os preços corrigidos do boi gordo tem apresentado queda.

Em 2017 (média parcial até outubro), o valor está 10,1% abaixo do preço médio praticado em 2016 que, por sua vez, foi 3,5% inferior a cotação média de 2015. No acumulado desde 2006 os preços corrigidos acumulam alta de 42,5% (até outubro de 2017);

Os preços corrigidos nesses últimos 2 anos mostram que a inflação tem se valorizado acima do boi gordo, neste período, indicando um momento ruim para o resultado do pecuarista.

A Figura a seguir ilustra o comportamento mensal dos preços do boi gordo corrigidos pela inflação, dentro de cada ano, desde 2010.

 

Fonte: Dados do Cepea/Esalq e Banco Central (adaptado por Farmnews)

 

Os dados acima revelam que os preços corrigidos em 2017 estão ao longo de todo ano, pelo menos até outubro, abaixo dos patamares praticados no mesmo período de 2015 e 2016.

A Figura abaixo compara os preços do boi gordo corrigidos pela inflação e em valores nominais desde 2006.

 

Fonte: Dados do Cepea/Esalq e Banco Central (adaptado por Farmnews)

 

O Farmnews apresenta os preços históricos do boi gordo, média nacional, desde 1967. Os valores foram calculados pelo Farmnews utilizando a base de dados do IEA (Instituto de Economia Agrícola) e do CEPEA-ESALQ e corrigidos pela inflação segundo indicador IGP-DI.

O objetivo é apresentar ao leitor do Farmnews o valor presente do boi para abate ao longo desses 50 anos de história, ou seja, no valor de hoje, o quanto valia o boi de 1967 para cá. Clique aqui e saiba mais!

O Farmnews é o canal de notícias da Farmlogics!

Preços do boi gordo, valores corrigidos e nominais, desde 2006 was last modified: by

Zootecnista, editor do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!