boi por milho

Boi por milho, como está essa relação de troca?

O Farmnews atualiza seus leitores para o poder de compra do pecuarista em relação a troca: boi por milho.

O objetivo aqui é o de apresentar dados que melhor respondem a questão: o poder de compra do pecuarista em relação ao grão melhorou ou piorou?

Afinal, a relação de preços da pecuária e da agricultura, representado pelo preço do milho favorece a engorda intensiva neste momento? A Figura a seguir ajuda a responder essa questão, com base nos dados do CEPEA/ESALQ.

 

Fonte: Dados do CEPEA/ESALQ (adaptado por Farmnews)

Fonte: Dados do CEPEA/ESALQ (adaptado por Farmnews)

 

Os dados mostram que a média desta série histórica de pouco mais de 10 anos é de cerca de 3,6 sacas de milho por arroba de boi gordo, no mercado paulista. Em outras palavras, com o preço médio do boi gordo é possível comprar 3,6 sacas de milho de 60kg.

A relação histórica do boi por milho é de 3,6 sacas por arroba.

O valor mínimo e máximo ao longo deste período foi de 2,0 sacas e 6,0 sacas de milho por arroba de boi gordo, respectivamente, ou seja, esse indicador variou dentro desse limite de valores.

Após atingir o patamar mais elevado em 2014, de 6,0 sacas de milho por boi gordo, o ano de 2015 foi quando os preços do milho dispararam e levaram a relação com o boi gordo para baixo.

No entanto, nos últimos meses a relação boi por milho está se recuperando e hoje oscila próximo de 4,2 sacas de milho por arroba de boi gordo.

No mesmo período do ano passado (jan-16), essa relação estava em 3,7 sacas por arroba, representando uma alta de 13,5% no poder de compra do pecuarista.

A relação boi por milho oscila muito, ressaltando a importância de avaliar os preços do grão quando a estratégia é engordar animais em confinamento.

O Farmnews é o canal de notícias da Farmlogics – www.farmlogics.com.br, que oferece um ambiente online de controle de rebanho e gestão de fazenda de pecuária de corte. Cadastre-se e utilize nossa ferramenta a partir de planos gratuitos. Confira!

Boi por milho, como está essa relação de troca? was last modified: by

Zootecnista, editor do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!