bovinos vivos

Japão aumenta interesse por bovinos vivos dos EUA

Com os preços em alta no Japão, o interesse por bovinos vivos dos Estados Unidos tem aumentado.

O fato é que os preços dos bezerros para engorda no Japão aumentaram entre 80% e 120% nas principais nos últimos 5 anos.

Diante desse fato, tem havido um significativo aumento da demanda por bezerros importados de menor preço que podem ser alimentados e abatidos como “carne de bovino produzida no país”.

Vale lembrar que o Japão suspendeu as importações de bovinos vivos dos EUA após a detecção dos EUA da encefalopatia.

O problema da fata de bezerros vem do fato que muitos criadores japoneses  se aposentam da atividade de pecuária de corte sem deixar sucessores. Para complementar a produção doméstica, o Japão atualmente importa cerca de 10 mil cabeças de bovinos vivos por ano, exclusivamente da Austrália, que consiste tanto em bezerros para engorda quanto em novilhas de reposição.

E há um fato interessante no Japão. Os bezerros importados podem ser abatidos, vendidos e rotulados como “carne de bovino produzida no país” se os animais gastarem mais de 50% de sua vida no Japão.

No entanto, uma detecção em 2016 de uma doença durante um transporte de gado australiano interrompeu as importações do Japão de gado vivo por mais de 3 meses. Embora os embarques adicionais no final do ano tenham ajudado a minimizar o impacto, expôs a falta de diversidade na cadeia de fornecimento de bovinos vivos para o Japão.

O Farmnews destacou também que as perspectivas de consumo preocupam os agentes do mercado de carne bovina nos Estados Unidos.

A questão é que o consumo de carne bovina está elevado nos Estados Unidos e, mesmo que os preços sigam em queda, o consumo no país pode não se elevar dos níveis atuais.

E como o mercado de carne bovina nos Estados Unidos tem lidado com essa expectativa? Clique aqui e saiba mais!

O Farmnews é o canal de notícias da Farmlogics!

Japão aumenta interesse por bovinos vivos dos EUA was last modified: by

Zootecnista, editor do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!