Mercado

Preços da carne bovina, suína e de frango no varejo paulista em 2017

O Farmnews apresenta o comportamento dos preços da carne bovina, suína e de frango no varejo paulista, em 2017.

Afinal de contas, qual das carnes apresentou a maior alta ao longo do ano passado no varejo paulista, a bovina, suína ou de frango?

A Tabela a seguir destaca os preços médios mensais da carne bovina, suína e do frango no varejo paulista ao longo de 2017 e a respectiva variação acumulada, segundo dados do IEA.

Os preços médios da carne bovina no varejo paulista apresentaram alta de 1,4% no ano de 2017, perdendo para a alta acumulada do frango limpo no período, com valorização de 5,5%.

Vale destacar que a valorização do frango ocorreu principalmente em dezembro, quando o preço médio saiu de R$6,05/kg em novembro para R$6,26/kg em dezembro. O mesmo aconteceu com os bovinos que valorizam em dezembro. O interessante é que a carne suína caiu no último mês do ano passado, mesmo sendo o período de maior procura para os cortes.

Em resumo, a carne de suína, ao contrário dos bovinos e do frango, apresentou queda de 1,0% no acumulado do ano.

O fato é que apesar dos preços recebidos pelo pecuarista pelo boi gordo ter apresentado queda no ano (clique aqui), o preço médio da carne bovina apresentou ligeira alta em termos médios.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Aliás, clique aqui e confira a variação de preços de alguns cortes de bovinos no atacado paulista em 2017. O Farmnews apresenta os dados do ágio dos preços da carne bovina no varejo frente aos valores praticados no atacado em 2017. Clique aqui!

A Figura abaixo destaca a variação acumulada dos preços da carne bovina, suína e do frango no varejo paulista ao longo de 2017.

 

Fonte: Dados do Instituto de Economia Agrícola (adaptado por Farmnews)

 

O Farmnews atualiza seus leitores para os dados que revelam os maiores produtores mundiais de carne bovina em 2017. Clique aqui e confira os números! Veja também o ranking de consumo de carne bovina por país. Clique aqui e confira!

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo