carne fresca do Brasil

Estados Unidos suspende importação de carne fresca do Brasil

Os EUA anunciou suspensão das importações de carne fresca do Brasil devido a “preocupações recorrentes sobre a segurança dos produtos destinados ao mercado americano”.

Clique aqui e veja quais os principais países importadores de carne bovina do Brasil!

Essa foi a alegação do Secretário de Agricultura dos Estados Unidos, Sonny Perdue e, informa que suspensão das importações de Carne fresca do Brasil deve continuar até que medidas corretivas sejam adotadas.

Na semana passada o Mapa cancelou, temporariamente, a exportação de cinco frigoríficos brasileiros para os Estados Unidos, porque autoridades sanitárias americanas verificaram problemas na reação à vacina de febre aftosa.

A preocupação é que o embargo norte-americano pode estimular que novos países a adotarem o cancelamento temporário das importações.

Esse é o terceiro evento negativo para o mercado de carnes do Brasil. Em cerca de 90 dias a pecuária nacional tem sofrido com a Operação Carne Fraca (clique aqui), o acordo de leniência da JBS (clique aqui) e agora com a suspensão das importações de carne fresca do Brasil pelos EUA.

Quem perde com isso é o pecuarista que vê os preços do boi gordo caírem sensivelmente em 2017 (clique aqui)

O fato é que desde março, o Serviço de Segurança Alimentar e Inspeção (FSIS) do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) inspecionou 100% da carne in natura vinda do Brasil, e rejeitou 11% desses produtos.

O número é bem maior do que a taxa média de rejeição de 1% para a carne importada de outros países. Desde o início das inspeções mais rigorosas, foram rejeitados 106 lotes de produtos de carne bovina do Brasil, devido a preocupações de saúde pública, condições sanitárias e questões de saúde animal.

O USDA ressaltou que nenhum dos lotes rejeitados entrou no mercado norte-americano.

Em nota divulgada na quarta-feira, 21 de junho, a assessoria de imprensa do MAPA a disse que o ministro Blairo Maggi garantiu que a reação à vacina nos animais não oferece risco à saúde pública, mas que o ministério já cobrou providências das empresas.

O MAPA formalizou o pedido aos laboratórios que produzem a vacina contra a aftosa que reduzam a dose de 5 mililitros para 2 mililitros.

A decisão anunciada na quinta-feira (22 de junho) pelo USDA se sobrepõe à medida do governo brasileiro, de suspender cinco frigoríficos de exportar carne brasileira. “Garantir a segurança da oferta de alimentos de nossa nação é uma de nossas missões cruciais, e nós a levamos muito a sério”, disse Perdue em comunicado.

Clique aqui e acesse artigo que mostra a expectativa para os principais países exportadores de carne bovina!

O Farmnews é o canal de notícias da Farmlogics!

Estados Unidos suspende importação de carne fresca do Brasil was last modified: by

Zootecnista, editor do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!