Mercado

China e UE pedem esclarecimentos sobre nova fase da Carne Fraca

China e UE, importantes mercados importadores de carnes do País, pediram esclarecimentos sobre a nova fase da Operação Carne Fraca.

A fraude aponta que 5 laboratórios credenciados no MAPA e setores de análises da BRF fraudavam resultados de amostras, informando ao Serviço de Inspeção Federal (SIF) dados fictícios.

Diante disso, o Centro de Segurança Alimentar (CFS) de Hong Kong informou ter pedido esclarecimentos às autoridades competentes brasileiras sobre a terceira fase da Operação Carne Fraca, que teve como alvo a empresa BRF, uma das principais exportadores de carne de aves e suínos do País.

Em um comunicado de alerta sobre incidentes alimentares, o CFS diz que está investigando se produtos envolvidos na investigação chegaram ao mercado local.

O órgão do governo relatou, ainda, que “permanecerá vigilante, monitorando qualquer novo desenvolvimento sobre o caso, e irá tomar as medidas adequadas quando necessário”. Clique aqui e saiba sobre a nova fase da Operação Carne Fraca.

Vale lembrar que a China é o principal mercado importador do agronegócio brasileiro. Clique aqui e confira o que a China comprou do agronegócio do Brasil em 2017!

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

A União Europeia também pediu esclarecimentos ao Brasil sobre a operação e não afastou a possibilidade de aplicar novas medidas restritivas contra os produtos brasileiros, caso considere que seja necessário.

No ano passado, Hong Kong proibiu a importação de carnes de aves congeladas e refrigeradas do Brasil quatro dias após a deflagração da primeira fase da Carne Fraca.

A União Europeia cobra explicações do governo brasileiro sobre a nova etapa da operação Carne Fraca para depois decidir se adotará ou não medidas adicionais sobre a importação da carne brasileira.

“A Comissão Europeia poderá adotar medidas adicionais no futuro ser for necessário à luz de outras informações que podemos receber”, acrescentou porta voz da UE. Conforme a porta-voz, as atuais condições impostas às importações de carne bovina do Brasil, por exemplo, já permitem a entrada de produtos de um número limitado de estabelecimentos.

Adaptado de Valor Econômico e Jornal do Comércio

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo