Mercado

Ciclo pecuário de longo prazo, dados atualizados em outubro de 2023

O Farmnews atualizou os dados do preço corrigido do boi gordo, que mostram o atual cenário do ciclo pecuário de longo prazo.

A análise do preço boi gordo corrigido pela inflação (IGP-M de set-23), ao longo de mais de 10 anos, mostram melhor o atual cenário do ciclo de longo prazo da pecuária de corte no País (Figura). Afinal será que chegamos ao “fundo do poço”?

A Figura a seguir ilustra a evolução do preço corrigido do boi gordo (Cepea) desde janeiro de 2010, em Reais por arroba.

ciclo pecuário de longo prazo
Fonte: Dados do Cepea e FGV (adaptado por Farmnews)

O ciclo pecuário de longo prazo em 2023 alcançou o menor patamar desde 2017 (linha vermelha), mostrando que o “fundo” dos 2 últimos ciclos de baixa foram ao redor de R$210 por arroba em valor corrigido pela inflação (IGP-M).

O fato é que a Figura acima sugere que muito possivelmente o preço do boi gordo tenha encontrado um “fundo”, ainda mais quando avaliamos o preço corrigido do bezerro no longo prazo (clique aqui) e o ritmo de abate de vacas (clique aqui).

Além do cenário de oferta, determinado pela rentabilidade da atividade de cria e o ritmo de abate de vacas, do lado da demanda, a perspectiva indica um esperado movimento de recuperação para 2024, tanto do consumo doméstico (clique aqui) como internacional (clique aqui).

Assim como aconteceu ao longo da história, não se espera em preços em forte alta em 2024, mas um cenário gradativamente melhor. Pelo menos essa é a nossa leitura, para que a partir de 2025 uma valorização mais forte aconteça.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

O Farmnews atualizou os dados que mostram previsão do estoque de animais entre os maiores rebanhos mundiais de bovinos em 2023 e 2024. Clique aqui e confira!

Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo