commodities agrícolas

Preços das commodities agrícolas em novembro de 2018

O Farmnews destaca o comportamento de preços das commodities agrícolas, boi gordo, bezerro, milho e soja, em novembro de 2018.

Afinal, qual dessas commodities agrícolas apresentou a maior valorização de preços em novembro de 2018 e no acumulado do ano?

A Figura a seguir ilustra a variação acumulada dos preços dessas 4 commodities agrícolas em novembro de 2018, segundo dados do indicador Cepea/Esalq.

 

commodities agrícolas

Fonte: Dados do Cepea/Esalq (adaptado por Farmnews)

 

Em novembro de 2018 o preço do milho acumulou a maior alta dentre as commodities agrícolas avaliadas, com valorização de 10,7%.

O boi gordo apresentou a segunda maior alta de preço em novembro, com alta de 2,2% frente ao valor de fechamento de outubro de 2018 (clique aqui). O bezerro, por sua vez, apesar da forte oscilação ao longo de novembro, chegando a cair quase 9,0%, encerrou o mês praticamente estável em relação ao final de outubro. Vale lembrar que os preços do bezerro foram avaliados em Reais por arroba.

A soja (base Paranaguá – PR) foi a que apresentou a maior queda dentre as commodities agrícolas analisadas pelo Farmnews, acumulando baixa de 3,5% em novembro.

Vale destacar, contudo, que o cenário é outro quando avaliamos a variação acumulada dos preços das commodities agrícolas de janeiro a novembro de 2018, conforme revelam os dados da Figura abaixo.

A Figura abaixo ilustra o comportamento acumulado de preços das 4 commodities agrícolas, entre janeiro e novembro de 2018, segundo dados do indicador Cepea/Esalq.

 

commodities agrícolas

Fonte: Dados do Cepea/Esalq (adaptado por Farmnews)

 

No acumulado do ano, até novembro de 2018 ,a soja segue com a maior alta dentre as commodities agrícolas, valorização de 14,3%. O milho e o bezerro seguem praticamente empatados com 12,2% e 12,0% de alta, respectivamente, na parcial até novembro. O boi gordo permanece com ganhos discretos no ano, de apenas 1,6%.

O Farmnews apresenta também os dados de preços da carne bovina no atacado e no varejo da capital paulista entre os meses de janeiro e outubro de 2018. O objetivo é avaliar como tem se comportado os preços da carne bovina, tanto no atacado como no varejo em relação ao preço do boi gordo em 2018? Clique aqui e confira!

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

Preços das commodities agrícolas em novembro de 2018 was last modified: by

Zootecnista, editor do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!