Mercado

Preços das commodities agrícolas em novembro de 2018

O Farmnews destaca o comportamento de preços das commodities agrícolas, boi gordo, bezerro, milho e soja, em novembro de 2018.

Afinal, qual dessas commodities agrícolas apresentou a maior valorização de preços em novembro de 2018 e no acumulado do ano?

A Figura a seguir ilustra a variação acumulada dos preços dessas 4 commodities agrícolas em novembro de 2018, segundo dados do indicador Cepea/Esalq.

 

commodities agrícolas
Fonte: Dados do Cepea/Esalq (adaptado por Farmnews)

 

Em novembro de 2018 o preço do milho acumulou a maior alta dentre as commodities agrícolas avaliadas, com valorização de 10,7%.

O boi gordo apresentou a segunda maior alta de preço em novembro, com alta de 2,2% frente ao valor de fechamento de outubro de 2018 (clique aqui). O bezerro, por sua vez, apesar da forte oscilação ao longo de novembro, chegando a cair quase 9,0%, encerrou o mês praticamente estável em relação ao final de outubro. Vale lembrar que os preços do bezerro foram avaliados em Reais por arroba.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

A soja (base Paranaguá – PR) foi a que apresentou a maior queda dentre as commodities agrícolas analisadas pelo Farmnews, acumulando baixa de 3,5% em novembro.

Vale destacar, contudo, que o cenário é outro quando avaliamos a variação acumulada dos preços das commodities agrícolas de janeiro a novembro de 2018, conforme revelam os dados da Figura abaixo.

A Figura abaixo ilustra o comportamento acumulado de preços das 4 commodities agrícolas, entre janeiro e novembro de 2018, segundo dados do indicador Cepea/Esalq.

 

commodities agrícolas
Fonte: Dados do Cepea/Esalq (adaptado por Farmnews)

 

No acumulado do ano, até novembro de 2018 ,a soja segue com a maior alta dentre as commodities agrícolas, valorização de 14,3%. O milho e o bezerro seguem praticamente empatados com 12,2% e 12,0% de alta, respectivamente, na parcial até novembro. O boi gordo permanece com ganhos discretos no ano, de apenas 1,6%.

O Farmnews apresenta também os dados de preços da carne bovina no atacado e no varejo da capital paulista entre os meses de janeiro e outubro de 2018. O objetivo é avaliar como tem se comportado os preços da carne bovina, tanto no atacado como no varejo em relação ao preço do boi gordo em 2018? Clique aqui e confira!

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo