Mercado

Melhora a competitividade do boi gordo frente ao frango

A competitividade do boi gordo em relação ao frango melhora em outubro de 2018, impulsionada pela alta nos preços da ave.

Em outubro de 2018 a relação de preços entre o boi gordo e o frango caiu, aumentando a competitividade da carne bovina. Isso porque os preços do boi gordo seguem relativamente estáveis ao longo de 2018, oscilando entre leves altas e baixas (clique aqui), enquanto o frango apresenta valorização.

O preço do frango congelado em São Paulo, segundo dados do Cepea/Esalq, apresenta alta acumulada no ano de 14,8%, até o dia 6 de novembro de 2018. No mesmo período o boi gordo acumula queda de 0,7%.

O frango congelado acumula alta de quase 15% na parcial de 2018, melhorando a competitividade do boi gordo em relação a carne da ave.

A Figura a seguir ilustra a evolução da relação de preços entre o boi gordo e o frango, ambos cotados em Reais por kg, segundo dados do Cepea/Esalq, de outubro de 2016 a outubro de 2018.

 

competitividade do boi
Fonte: Dados do Cepea/Esalq (adaptado por Farmnews)

 

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Em outubro de 2018 a relação de preços do boi gordo e do frango foi, em média, de 2,30, indicando que para cada 1,0kg de bovino abatido é possível adquirir 2,30kg de frango congelado. Esse é o segundo menor valor do ano, perdendo apenas para junho, quando essa relação foi de 2,08 devido a forte alta nos preços do frango devido aos efeitos negativos da greve dos caminhoneiros (clique aqui).

Vale destacar que ao longo dessa série de 2 anos, a relação de preços do boi gordo e do frango oscilou entra a mínima de 2,23 em outubro de 2016 e a máxima de 3,26 em abril de 2018.

Lembrando que quanto menor o resultado da relação de preços do boi gordo e do frango, maior a competitividade do boi gordo.

E além da competitividade do boi gordo frente ao frango, clique aqui e confira o desempenho da exportação de carnes bovina, suína e de frango in natura do Brasil em outubro de 2018.

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo