Mercado

Comportamento de preços do boi gordo e da carne bovina

O Farmnews apresenta os dados de comportamento de preços do boi gordo e da carne bovina no atacado e varejo no 1° semestre de 2019.

Afinal, como evoluíram os preços do boi gordo e da carne tanto no atacado como no varejo nos primeiros 6 meses de 2019?

A Tabela a seguir apresenta os dados médios mensais do preço do boi gordo (indicador Cepea) e da carne no atacado e no varejo paulista (IEA) em janeiro e junho de 2019.

O fato é que no 1° semestre de 2019 o comportamento de preços do boi gordo foi de queda, com perda acumulada de 1,5%.

Isso porque o preço médio da arroba em janeiro foi de R$152,2 e em junho de R$150,0. E aqui cabe uma reflexão interessante: como foi o resultado de investir em boi gordo frente as demais opções de investimento na parcial de 2019? Clique aqui e confira!

Pois é, e ao contrário do comportamento de preços do boi gordo, a carne bovina tanto no atacado como no varejo paulista, segundo dados do IEA – Instituto de Economia Agrícola, apresentaram alta.

Aliás, a carne bovina no atacado foi a que apresentou maior ganho, com alta acumulada ao longo do 1° semestre de 2019 de 1,4%. Vale lembrar que os preços da ponta de agulha e do dianteiro com osso no atacado paulista subiram mais de 20,0% nos primeiros 6 meses do ano. Por outro lado o traseiro com osso acumulou queda no período (clique aqui e confira os dados).

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

No varejo, a alta média dos cortes bovinos acumularam alta de apenas 0,4%, uma vez que os cortes mais nobres, como o contra-filé e a picanha, por exemplo, acumulam queda, ao contrário dos cortes mais baratos, que acumulam alta no na parcial do ano.

E com o lançamento da carne baseada em plantas no mercado brasileiro, o marketing da carne bovina tem novamente a chance de trabalhar a seu favor. Mas será que vai?

Aliás, será que a carne bovina vai, de fato, se posicionar diante do apelo que tem sido criado em torno da carne baseada em plantas? Clique aqui e saiba mais do assunto!

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo