Mercado

Quanto a crise afetou o consumo de proteína animal na Venezuela?

O Farmnews apresenta dados de mostram o efeito da crise no consumo de proteína animal na Venezuela.

A economia venezuelana depende fortemente das exportações de petróleo, as quais são responsáveis por aproximadamente 96% de todas as receitas de exportação e cerca de metade de todo o financiamento do governo.

Os baixos preços do petróleo e, mais recentemente, uma considerável redução no volume de produção, má administração econômica e políticas anti-mercado causaram cinco anos consecutivos de contração econômica, com hiperinflação de 7 dígitos que superou um milhão por cento em 2018, de acordo com o FMI.

Desde 2013 a economia venezuelana perdeu 50% de seu PIB, o FMI projeta outros 35% redução em 2019 e a hiperinflação deverá superar um milhão por cento novamente em 2019, tornando essa recessão a mais longa e profunda vivenciada pela Venezuela nos tempos modernos.

O fato é que essa contração de cinco anos é uma das piores do mundo no último meio século e uma das poucas que não foi causado por conflitos armados ou desastres naturais.

A produção agrícola da Venezuela começou a diminuir drasticamente em 2009 e agora caiu para níveis inferiores aos obtido há mais de 50 anos. O colapso econômico gerou uma grave crise alimentar e impulsionou uma onda de emigração estimada em quatro milhões de pessoas.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

E como toda essa crise afetou consumo de proteína animal na Venezuela desde 2013?

A Tabela a seguir apresenta os dados do consumo per capita, em kg por habitante ao ano, das proteínas de origem animal na Venezuela nos anos de 2013 e 2018, segundo dados do USDA.

Os números mostram o efeito devastador no consumo de proteína animal na Venezuela, com queda de quase 70% na soma das proteínas avaliadas.

O Farmnews destaca para os efeitos na produção mundial de proteína animal pós o caso de febre suína na China. Afinal, o que esperar da produção mundial das 3 principais carnes (bovina, suína e frango) no mundo após a forte queda no rebanho de suínos no país asiático?

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo