Mercado

Evolução histórica e projeções do consumo mundial de carnes

O Farmnews apresenta dados históricos e as perspectivas do consumo mundial de carnes.

Afinal, como evolui o consumo mundial de carnes desde a década de 60 e qual a previsão para os próximos anos?

O Farmnews tem destacado as questões relacionados ao desafio de atender à crescente demanda por proteína animal (clique aqui), impulsionado pela combinação do crescimento populacional, renda crescente e urbanização.

A estimativa é que a produção anual de carne aumente de 218 milhões de toneladas apurada entre os anos de 1997-1999 para 376 milhões de toneladas até 2030.

O fato é que a urbanização é uma importante força que influencia a demanda global por produtos pecuários. Isso porque em comparação com as dietas menos diversificadas das comunidades rurais, os habitantes da cidade têm uma dieta variada, rica em proteínas e gorduras animais, e caracterizada pelo maior consumo de carne, aves, leite e outros produtos lácteos.

E os dados mostram que o consumo mundial de carnes passou de, em média, 24,2kg/hab./ano na década de 60 para 36,4kg/hab./ano no final da década de 90.

O importante é destacar que a expectativa é que em 2030 o consumo mundial de carnes alcance 45,3kg/hab./ano, um crescimento de 25,7% em relação ao valor observado no final dos anos 90.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Vale destacar que houve um aumento considerável no consumo de produtos de origem animal em países como o Brasil e a China, embora os níveis ainda estejam bem abaixo dos níveis de consumo na América do Norte e na maioria dos outros países industrializados.

Aliás, confira como tem evoluído o consumo de carne bovina na China (clique aqui) e no Brasil (clique aqui). Clique aqui e confira também o quanto deve crescer a produção de carnes no Brasil ao longo dos próximos 10 anos!

Adaptado da World Health Organization

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo