dados da crise atual

Dados da crise atual. Quanto a economia brasileira está ruim?

O Farmnews destaca alguns dados da crise atual. Afinal, você conhece os números que tanto comentam sobre a economia do Brasil e o quanto ela está ruim?

O objetivo aqui não é se posicionar politicamente ou defender algum partido, mas de simplesmente mostrar aos nossos leitores, em números, o que tem sido dito em relação a fragilidade atual de nossa economia.

Os dados da crise atual, confira alguns dos mais relevantes!

Vamos falar inicialmente de crescimento econômico. A variação do PIB – Produto Interno Bruto –  é o melhor indicador para avaliar o crescimento econômico do país. Veja comportamento da variação do PIB do Brasil nos últimos anos (Figura abaixo).

 

Fonte: Banco Central do Brasil

Fonte: Banco Central do Brasil

 

Os dados da variação anual do PIB mostram a forte queda no ritmo de crescimento econômico do país iniciado em 2014. O ano de 2015 mostra-se como o de maior queda no PIB brasileiro nesta série histórica e 2016 com uma previsão de uma queda ainda forte da economia.

O importante aqui é comparar os dados do PIB brasileiro com a variação de alguns países emergentes ao redor do mundo (Figura abaixo)

 

Dados da crise atual

 

Os dados acima mostram a variação do PIB brasileiro com os países dos chamados BRICs, ou seja, daqueles países emergentes “do momento”, com potencial de crescimento elevado. Os países são: Brasil, Rússia, Índia e China.

O Brasil e Rússia, conforme os dados mostram, descolaram negativamente da tendência da China e Índia que seguem a tendência de crescimento do PIB a patamares elevados, oscilando a taxas de crescimento entre 6,0% e 7,0% ao ano.

Além da queda no PIB, o Brasil enfrenta uma taxa crescente de desemprego, como observado na terceira Figura abaixo.

 

Fonte: Banco Central do Brasil

Fonte: Banco Central do Brasil

 

O nível de desemprego no país é atualmente o maior da história recente do país (dos últimos 16 anos). O interessante é avaliar o nível crescente e contínua do desemprego nos últimos anos, o que compromete de forma significativa o poder de compra e consumo das famílias (como destacado na última Figura abaixo).

 

Fonte: Banco Central do Brasil

Fonte: Banco Central do Brasil

 

A variação negativa do consumo das famílias brasileiras nos últimos trimestres desde 2015 é algo que mostra a força da crise atual.

A diminuição do consumo é algo que afeta a economia e os negócios como um todo. Os dados da crise atual comprovam o momento frágil da economia.

O importante agora é estarmos atentos aos sinais de recuperação. Afinal, o país está carente de notícias boas para animar o mercado e atrair investimentos. Vamos continuar acompanhando os números!

Siga-nos pelo www.facebook.com/farmlogics e acompanhe as notícias e dados do mercado pecuário e dicas de gestão de fazendas. Confira!

Dados da crise atual. Quanto a economia brasileira está ruim? was last modified: by

Zootecnista, editor do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!