dados de exportação

Dados de exportação de carne bovina do Brasil melhoram em maio

Os dados de exportação de carne bovina do Brasil em maio de 2017 apresentaram sensível melhora em relação ao mês anterior.

A primeira Tabela apresenta os dados de receita, embarque e preço médio da carne bovina exportada do Brasil em maio de 2017 e os compara com os resultados observados no mesmo período de 2016.

 

dados de exportação

 

Os dados de exportação de carne bovina do Brasil em base anual de comparação seguem em queda para receita e volume de embarques.

No comparativo anual, a receita caiu 3,9% em relação a maio de 2016, enquanto o volume de embarques apresentou queda de 19,5% no período.

A notícia positiva fica para o preço médio atual, de US$4,16 mil por tonelada de carne bovina, que é 5,7% maior que o observado há um ano atrás (mai-16, US$ 3,91 mil).

Já quando analisamos os dados da exportação de carne bovina do Brasil em relação ao mês anterior (abril de 2017), o resultado é favorável, com exceção do preço, como ilustra a Tabela abaixo.

 

dados de exportação

 

Os dados de exportação em maio de 2017 mostram alta em relação ao mês anterior em todos os indicadores, com exceção do preço ou seja, de receita (30,8%), volume de embarques (28,8%) e o preço (-1,6%).

Os dados de exportação apresentados mostram que os efeitos negativos da Operação Carne Fraca (clique aqui) parecem ter sido superados

E como estão os dados de exportação de carne bovina do Brasil em relação ao acumulado do ano, ou seja, entre os meses de janeiro e maio de 2017 comparado ao mesmo período de 2016 (Tabela abaixo)?

 

dados de exportação

 

No acumulado do ano os resultados mostram queda. Entre janeiro e maio de 2017, a receita acumulada com a exportação de carne bovina do país caiu 4,7% e o volume de embarques apresentou queda de 10,7%. O preço médio por sua vez subiu 6,5% quando comparado a janeiro a maio de 2016.

Vale lembrar, contudo, que o mercado de exportação de carne bovina do Brasil tem um potencial de crescimento grande e inclusive já alcançando patamares bastante acima dos atuais, como podemos visualizar através da Figura a seguir.

 

dados de exportação

Fonte: Dados do Secex (adaptado por Farmnews)

 

O Farmnews é o canal de notícias da Farmlogics – www.farmlogics.com.br. Cadastre-se e confira nosso plano grátis de gestão de fazenda de pecuária de corte!

Dados de exportação de carne bovina do Brasil melhoram em maio was last modified: by

Zootecnista, editor do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!