dados de exportação

Dados de exportação de carne bovina no 1º semestre de 2017

Os dados de exportação de carne bovina do Brasil no 1º semestre de 2017 mostram recuperação.

Após iniciar o ano de 2017 em queda, os dados de exportação de carne bovina do país encerram o 1º semestre de 2017 em recuperação, já que os últimos 2 meses (maio e junho) apresentaram alta em relação ao observado no mesmo período de 2016.

Clique aqui e veja perspectiva do USDA para o mercado de exportação de carne bovina dos principais produtores mundiais!

A primeira Tabela apresenta os dados de receita, embarque e preço médio da carne bovina exportada do Brasil em junho de 2017 e os compara com os resultados observados no mesmo período de 2016.

dados de exportação

Os dados de exportação de carne bovina do Brasil em base anual de comparação mostram recuperação.

No comparativo anual, a receita aumentou 11,2% em relação a junho de 2016, enquanto o volume de embarques apresentou alta de 3,7% no período. O preço médio também apresentou números positivos.

O preço médio atual, de US$4,21 mil por tonelada de carne bovina é 7,2% maior que o observado há um ano atrás (jun-16, US$ 3,92 mil).

Quando analisamos os dados da exportação de carne bovina do Brasil em relação ao mês anterior (maio de 2017), o resultado é igualmente favorável, com exceção do preço, como ilustra a Tabela abaixo.

dados de exportação

Os dados de exportação em junho de 2017 mostram alta em relação ao mês anterior em todos os indicadores, com exceção do preço ou seja, de receita (10,3%), volume de embarques (10,8%) e o preço (-0,5%).

Os dados de exportação apresentados mostram que os efeitos negativos da Operação Carne Fraca (clique aqui) parecem ter sido superados.

E como estão os dados de exportação de carne bovina do Brasil em relação ao acumulado do ano, ou seja, entre os meses de janeiro e junho de 2017 comparado ao mesmo período de 2016 (Tabela abaixo)?

dados de exportação

No acumulado do ano os resultados mostram ligeira queda, mas, em patamares bem inferiores ao que vinha sendo observado desde o início do ano. Em outras palavras, o mercado de exportação de carne bovina está em recuperação.

Entre janeiro e junho de 2017, a receita acumulada com a exportação de carne bovina do país caiu 2,0% e o volume de embarques apresentou queda de 8,2%. O preço médio por sua vez subiu 6,7% quando comparado a janeiro a junho de 2016.

O Farmnews é o canal de notícias da Farmlogics!

Dados de exportação de carne bovina no 1º semestre de 2017 was last modified: by

Zootecnista, editor do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!