Mercado

Demanda chinesa por carne bovina do Brasil no 1° trimestre de 2018!

A demanda chinesa por carne bovina do Brasil segue aumentando no ano de 2018.

Além do melhor desempenho das exportações de carne bovina do Brasil no 1° trimestre de 2018 em relação ao mesmo período do ano passado (clique aqui).

No primeiro trimestre de 2018 o Brasil faturou US$1,29 bilhão com a venda de carne bovina para o exterior. Isso representa uma alta de 20,1% sobre o mesmo período de 2017. E é importante destacar que esse é o segundo melhor trimestre em termos de receita, perdendo para o ano de 2014 na base trimestral de comparação.

Mas o destaque tem sido a crescente demanda chinesa por carne bovina brasileira. Segundo a Abrafrigo, o mercado chinês, através das importações diretas pelo continente somadas às que entram por Hong Kong, efetuou compras de 171.249 toneladas no trimestre o que representou 46,1% das exportações brasileiras.

Para se ter uma ideia, no primeiro trimestre de 2017 as vendas para aquele mercado representavam 35,8%. O mês de março seguiu os resultados dos dois primeiros meses do ano e também foi muito bom para a carne bovina brasileira no mercado internacional. A comercialização atingiu 148.904 toneladas e a receita US$ 590.2 milhões, crescimento respectivo de 20% e 21% sobre março de 2017. Aliás, clique aqui e confira os principais compradores de carne bovina do Brasil em março de 2018!

Depois da China, o Egito, outro cliente importante, voltou as compras de maneira muito forte com movimentação de 47.842 toneladas contra apenas 15.004 toneladas em março de 2017. O Chile também ampliou suas importações de 12.592 toneladas em março de 2017 para 23.888 toneladas em março de 2018.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Segundo a Abrafrigo, os resultados no mercado internacional hoje constituem importante escape para compensar a queda nas vendas no mercado interno, que não vem apresentando recuperação desde que foi deflagrada a Operação Carne Fraca. A Operação, por sinal, também continua refletindo até hoje em queda de vendas para os países integrantes da União Europeia e para os Estados Unidos.

No entanto, para o mercado russo, que já chegou a ser o maior importador da carne bovina brasileira, há perspectivas de reabertura das importações ainda no primeiro semestre de 2018, o que pode melhorar ainda mais o desempenho do país nos próximos meses. Clique aqui e confira os dados históricos que mostram a queda da importância do mercado russo na exportação de carne bovina do Brasil.

E por falar em demanda chinesa por carne bovina do Brasil, clique aqui e veja a evolução das compras do país asiático nos últimos anos!

Adaptado da Abrafrigo

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo