Disponibilidade de soja abundante

Disponibilidade de soja para uso no mundo: status atual e perspectivas de safras

No Farmnews, painel de mercado agrícola, Felipe Syuffi fala sobre a taxa de disponibilidade de soja para uso no mundo e a perspectiva para a próxima safra (safra 16/17), segundo últimos dados da AMIS – Agricultural Market Information System.

Nessa semana já apresentamos os dados da taxa de disponibilidade de milho para uso no mundo e hoje vamos destacar esses dados para a soja devido a importância do assunto para essas duas commodities atualmente. Mas, primeiro, é importante apresentar melhor esse indicador e sua importância.

A taxa de disponibilidade de soja para uso é calculado a partir da soma dos estoques finais de soja de todos os países produtores, dividido pelo total de uso do grão no mundo. Desse modo, reflete o que o estoque final atual representa em termos do potencial de uso.

A Figura abaixo apresenta os dados de taxa de disponibilidade de soja no mundo e de estoque finais do grão nas últimas safras e a perspectiva para a próxima safra, segundo AMIS.

 

Fonte: Adaptado de AMIS

Fonte: Adaptado de AMIS

 

Veja pelos números que a taxa de disponibilidade de soja no mundo tem aumentado ao longo das últimas safras. Na safra 2012/13 os estoques mundiais de soja representavam 10% do consumo global, enquanto na safra atual (safra 2015/16) este indicador está em 14%. Em outras palavras, em comparação com as safras anteriores os estoques estão proporcionalmente maiores em relação ao consumo esperado para o grão.

No entanto, a previsão é que na próxima safra (safra 2016/17) haja uma redução na taxa de disponibilidade de soja para uso, caindo dos atuais 14% para 11%. Essa redução é fruto da queda nos estoques mundiais de soja. Em relação aos estoques finais de soja no mundo, há uma expectativa de redução na safra 2016/17 em cerca de 8 milhões de toneladas em relação a safra atual (safra 2015/16), o que representa uma queda de aproximadamente 20% em comparação ao estoque atual do grão no mundo.

O estoque final projetado da safra 2016/17 (34,7 milhões de toneladas), apesar de inferior aos das duas safras anteriores, ainda é superior ao observado na safra 2012/13 (27,8 milhões de toneladas) e maior que o apurado na safra 2013/14 (32,6 milhões de toneladas).

Acompanhe os artigos que trazem os dados do mercado agrícola. Cadastre-se no Farmnews e receba nossa newsletter semanalmente!

O Farmnews é uma parceria com a Farmlogics – http://www.farmlogics.com.br– que fornece uma plataforma online de controle de estoque e gestão pecuária de modo prático. Acesse os dados de seu rebanho de onde estiver com a Farmlogics. Acesse, cadastre-se e conheça!

Disponibilidade de soja para uso no mundo: status atual e perspectivas de safras was last modified: by

Zootecnista, editor do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!