embarque de carne do Brasil

Dados de embarque de carne bovina de janeiro de 2015 a maio de 2020

O Farmnews apresenta a evolução mensal do embarque de carne bovina do Brasil dentro de cada ano, de 2015 a parcial de 2020.

Pois é, o objetivo é ilustrar o ritmo de embarque de carne bovina do Brasil ao longo dos últimos anos, destacando o comportamento de alta em 2020 que tem sido histórico para o País.

A Figura a seguir ilustra a evolução do ritmo de embarque, em mil toneladas, segundo dado do MDIC, entre janeiro de 2015 e maio de 2020.

embarque de carne bovina
Fonte: Dados do MDIC (adaptado por Farmnews)

O fato é que, em 2020, com exceção de fevereiro, em todos os demais meses até maio o embarque de carne bovina foi recorde quando comparado ao mesmo período dos anos anteriores.

É importante considerar também que o ritmo de embarques ao longo do segundo semestre do ano tende a ser maior que no primeiro (Figura) e caso esse cenário permanece em 2020, os preços do mercado pecuário podem ser ainda mais pressionados, para cima, na entressafra.

Nesse contexto, o mercado futuro do boi gordo, para o contrato com vencimento em outubro (BGIV20) alcançou em junho o maior patamar do ano, ficando próximo de R$220,0 por arroba. Clique aqui e saiba mais do assunto!

E a exportação de carne bovina em alta impulsiona também o preço do boi gordo no mercado físico que, segue em alta em junho e caminha para a maior valorização entre os meses de junho. Em junho de 2020, ainda que na parcial do mês, o preço médio do boi gordo foi quase 40% mais alto que observado em junho de 2019, a maior alta entre os meses de junho ao longo da série apresentada, com inicio em 2010. Clique aqui e confira!

Esse cenário positivo de preços do boi gordo é decorrente, principalmente da crescente demanda chinesa por carne bovina gera otimismo e um alerta para a pecuária de corte do Brasil. Clique aqui e saiba mais do assunto!

Receba os estudos do Farmnews no WhatsApp!

Dados de embarque de carne bovina de janeiro de 2015 a maio de 2020 was last modified: by