Fonte: Dados do WASDE

Qual estoque final de milho e soja previsto para 2017?

No Farmnews, vamos atualizar nossos leitores para os dados de estoque final de milho e soja, segundo último levantamento do WASDE (World Agriculture Supply and Demand Estimates).

A primeira Figura ilustra os dados de estoque final de milho no Mundo, incluindo Brasil e EUA.

 

Fonte: Dados do WASDE

Fonte: Dados do WASDE

 

Os dados indicam que o estoque final de milho no mundo está estável nas últimas safras. Como observado, pequena variação foi apurada nas últimas duas safras (safra 14/15 e safra 15/16). Na próxima safra, pouca coisa deve mudar conforme estimativa do WASDE.

Nos EUA, o estoque final de milho aumenta safra a safra.

Na safra 13/14 o estoque final de milho nos EUA foi de 31,3 milhões de toneladas, enquanto na próxima safra a estimativa é de um estoque de perto de 53,0 milhões de toneladas (alta de 69,3%).

Ao contrário do que ocorre nos EUA, no Brasil o estoque final de milho apresentou queda nas últimas duas safras e atualmente (safra 15/16) o estoque do grão, de 5,3 milhões de toneladas é praticamente 1/3 da observada na safra 13/14.

A segunda Figura destaca os dados para o estoque final de soja.

 

Fonte: Dados do WASDE

Fonte: Dados do WASDE

 

No caso da soja, os estoques finais mundiais mostram quedas, embora a estimada da próxima safra ainda esta a patamares superiores ao estoque observado no final da safra 13/14.

A exemplo do milho, o estoque final de soja nos EUA aumentou nas últimas safras. Na safra 16/17, contudo, é esperada uma diminuição, a primeira nos últimos 3 anos.

No Brasil, a expectativa é que o estoque final de soja se mantenha estável na próxima safra, próximo de 15,5 milhões de toneladas.

Curta a nossa página no www.facebook.com/belogics e não perca as notícias do agronegócio. Fique atento!

O Farmnews é parceira da Farmlogics – www.farmlogics.com.br. Acesse e saiba como controlar seu rebanho e fazer a gestão de sua fazenda de modo simples e prático.

Qual estoque final de milho e soja previsto para 2017? was last modified: by

Zootecnista, editor do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!