eventos políticos

Eventos políticos impactam produtores mundiais de carne bovina

O Rabobank avalia perspectiva da indústria da carne bovina diante dos eventos políticos que acontecem no Brasil, Índia e Estados Unidos.

Como sabemos, a Índia e o Brasil concentram os maiores rebanhos bovinos do mundo (clique aqui e veja onde estão os maiores rebanhos e produtores de carne bovina no mundo).

O relatório disse que os eventos políticos no Brasil impactaram a confiança dos consumidores e dos produtores no mercado de carne bovina.

Em março, a JBS era uma das várias empresas que alegavam ter pago propinas a auditores para fechar os olhos para o que se dizia que eram práticas de má qualidade em seus matadouros (clique aqui para saber mais sobre a Operação Carne Fraca).

Os subornos foram alegadamente canalizados para o Partido do presidente Michael Temer, segundo relatos. E não parou por ai, já que no final de junho, o procurador-geral do Brasil, Rodrigo Janot, acusou Temer de corrupção.

O antigo assessor do presidente Temer foi recentemente filmado e preso pelas autoridades com uma mala cheia de dinheiro, alegadamente da JBS.

Rabobank avalia que toda essa intriga política contribuiu para acentuar a queda dos preços do gado brasileiro (clique aqui).

“Em maio, os preços do gado diminuíram quase 5%, a maior queda desse mês em 20 anos” (clique aqui).

“Os impactos dos escândalos da indústria também estão afetando as exportações. “A queda da exportação brasileira de carne bovina diminuiu 10% nos primeiros cinco meses de 2017, em comparação com o mesmo período do ano passado”.

Já com relação a Índia, Gidley-Baird, analista sênior do Rabobank, disse que a diretriz do governo indiano para proibir a venda de gado, incluindo o búfalo, também pode ter um enorme impacto no mercado mundial de carne bovina (clique aqui e saiba mais sobre o assunto)

Com os principais mercados de exportação da Índia, incluindo o Vietnã, a Malásia e as Filipinas, o analista afirmou que se a Índia se retirasse desses mercados, removeria cerca de 779 mil toneladas de carne bovina – o equivalente a 2,7 milhões de cabeças de gado.

E vale lembrar que os Estados Unidos também foi um importante protagonista recente, uma vez que o acordo comercial EUA-China provavelmente afetará os mercados globais de carne bovina (clique aqui e saiba mais).

Os EUA já aumentaram sua participação nas compras chinesas de carne de bovino nos primeiros 4 meses de 2017 e espera-se que ele atinja 11,7 por cento no final do ano.

“As exportações de mais de 10% da produção deverão ter um impacto substancial nos preços dos bovinos e carne bovinos dos EUA”, afirmou o banco.

O ano de 2017 está turbulento para o mercado pecuário, tanto aqui e lá fora. Eventos políticos podem contribui e, muito, para mudanças significativas no comportamento de preços da carne bovina. Vamos ficar atentos!

Adaptado de Rabobank

O Farmnews é o canal de notícias da Farmlogics!

Eventos políticos impactam produtores mundiais de carne bovina was last modified: by

Zootecnista, editor do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!