Mercado

Dólar cai em outubro de 2018. Confira evolução mensal do câmbio!

O Farmnews apresenta a evolução mensal do câmbio entre os meses de outubro de 2016 e outubro de 2018.

A Figura a seguir ilustra o comportamento do câmbio, Reais por dólar, média mensal, ao longo dos últimos 2 anos, de outubro de 2016 a outubro de 2018.

Fonte: Dados do Banco Central do Brasil (adaptado por Farmnews)

A Figura acima ilustra a evolução mensal do câmbio, Reais por dólar, com destaque para a desvalorização da moeda nacional ao longo de 2018.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Aliás, a câmbio em setembro de 2018 atingiu o patamar mais elevado, a R$4,11 de média. Esse cenário de desvalorização do Real contribuiu para a queda nos preços da commodities agrícolas nacionais quando cotadas em moeda americana. Clique aqui e confira, por exemplo, a cotação do boi gordo, segundo dados do Cepea/Esalq, transformada em dólares, ao longo de 2018.

Com a desvalorização do Real, o resultado em termos de exportação tem sido positivo, já que a venda de carne bovina brasileira para o mercado internacional tem sido recorde histórico em 2018 (clique aqui), a exemplo da soja (clique aqui).

O fato é que apesar do Real seguir desvalorizado em relação ao dólar, em outubro o câmbio recuou 8,4% frente ao valor de setembro. A média de outubro de 2018 de R$3,76 representa a primeira queda mensal do câmbio em 2018. Veja pelos dados da Figura acima que mês a mês, de janeiro a setembro, o Real se desvalorizou frente ao dólar.

E por falar em evolução mensal do câmbio, saiba também quantos Reais foram possíveis de comprar com 1 dólar, em termos médios anuais, ao longo dos últimos anos?

O Farmnews avalia o comportamento anual da cotação do dólar frente ao Real, desde 2006. Clique aqui e confira os dados médios anuais!

E vale lembrar que o câmbio tem uma importância fundamental para o agronegócio. Nesse sentido, clique aqui e saiba mais da importância do dólar para o agronegócio.

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo