Mercado

Expectativa de produtividade do milho e da soja nos próximos 10 anos

O Farmnews apresenta a expectativa de produtividade do milho e da soja no Brasil nos próximos 10 anos.

Antes de falarmos da expectativa de produtividade do milho e da soja, vamos apresentar os dados históricos de produtividade de ambos os grãos nos últimos 40 anos.

O Farmnews apresenta a evolução dos dados de produtividade da soja no Brasil nos últimos 40 anos (clique aqui e saiba mais). Do mesmo modo, clique aqui para acessar os dados históricos do milho!

Aliás, estudos do USDA mostram que o Brasil é um dos países em que a produtividade no campo mais cresce no mundo (clique aqui e veja dados do Brasil e dos principais produtores mundiais).

A Tabela a seguir apresenta os dados de produtividade esperada do milho e da soja no Brasil nos próximos 10 anos, segundo estudo divulgado pelo MAPA.

expectativa de produtividade do milho

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Os dados da Tabela acima destacam a diferença de expectativa entre o ganho de produtividade do milho em relação a soja para os próximos anos.

Veja que a expectativa de produtividade do milho é de aumento significativo ao longo dos 10 anos que estão por vir, ao contrário da soja, onde é esperado um crescimento modesto de produtividade.

A expectativa de produtividade do milho é de crescimento acima de 18,0% em 10 anos, a da soja é de apenas 1,8% no mesmo período.

Tal fato reforça uma das questões discutidas no Farmnews se refere a produtividade da soja no Brasil. Será que a produtividade do grão está perto do limite? (clique aqui e saiba mais sobre o assunto).

A Figura abaixo ilustra o comportamento da variação acumulada da produtividade esperada do milho e da soja no país, desde a safra atual (safra 2016/17) até a safra 2026/27.

 

expectativa de produtividade do milho
Fonte: Dados do MAPA e Conab (adaptado por Farmnews)

 

Confira alguns dados do relatório da OCDE e FAO sobre as perspectivas da agricultura mundial, com destaque a produção de milho e soja (clique aqui).

O Farmnews é o canal de notícias da Farmlogics!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo